Para fortalecer a agricultura familiar e o extrativismo, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), realizou na última quarta-feira,16, uma ação de atendimento técnico nas comunidades do Seringal Guanabara e Amapá, localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes. A ação teve como objetivo atender às famílias da agricultura familiar, emitindo registros de inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e na classificação de amêndoas de cacau, um dos principais produtos da região.
Durante a ação, foram emitidos 47 novos registros no CAF e na classificação de mil quilos de amêndoas de cacau, sendo este um passo fundamental para a valorização da produção local e o acesso a novos mercados. O CAF é um instrumento essencial para que os agricultores familiares possam acessar políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PEAA).
“Estamos aqui para agradecer essa parceria muito importante com a Seagri, em que os produtores receberam os CAFs e agora vão poder melhorar as condições financeiras deles por meio do acesso aos subsídios da borracha e aos programas do governo federal. E com a vinda desses técnicos que fizeram a classificação daquelas amêndoas, possibilitou aos produtores agregar valor aos produtos “, destacou a presidente da Coopergrãos, Jaira da Silva.

Além das emissões do CAF e da classificação técnica das amêndoas produzidas na região, a equipe fez o registro de demandas e levantamento de dados socioeconômicos das famílias atendidas.
A ação garante a regularização dos produtores no CAF abrindo portas para a comercialização de seus produtos em programas governamentais, garantindo renda e segurança alimentar. Já a avaliação da produção de cacau, agrega valor ao produto e fortalece a cadeia produtiva local.
“Esta ação reforça nossa dedicação em garantir que os benefícios e as políticas públicas cheguem a quem mais precisa, valorizando a produção de qualidade e assegurando a permanência sustentável do homem e da mulher no campo”, ressaltou o secretário de Agricultura, José Luis Tchê.
Os atendimentos coordenados por técnicos da Seagri, contou também com a parceria de instituições como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Cooperativa de Produção e Comercialização de Grãos de Brasileia (Coopegrãos) e a Secretaria de Agricultura do município de Brasileia.
A presença da Seagri e de seus parceiros no apoio aos moradores da Reserva Chico Mendes, fortalece o desenvolvimento de produção sustentável, gerando renda aliada à conservação ambiental.
The post Secretaria de Agricultura promove atendimento técnico na Reserva Extrativista Chico Mendes appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre