InícioAcreProjeto nacional de reestruturação de hospitais públicos qualifica profissionais da Maternidade Bárbara...

Projeto nacional de reestruturação de hospitais públicos qualifica profissionais da Maternidade Bárbara Heliodora

A Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, recebeu nesta quarta-feira, 13, a segunda etapa do Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos no Brasil (RHP), iniciativa nacional desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde para qualificar a gestão hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto, criado dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), tem a condução do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Sírio-Libanês e Hospital Moinhos de Vento, que atuam de forma colaborativa, expandindo o número de serviços de saúde envolvidos e ampliando o alcance das regiões beneficiadas pelo projeto.

“Estamos hoje aqui na Maternidade Bárbara Heliodora para realizar uma das capacitações oferecidas pelo Projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos, com foco específico nas chamadas ferramentas da qualidade. Esse projeto tem como propósito reestruturar hospitais públicos em diferentes regiões do país”, explica a palestrante e analista de ensino do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ana Carolina Torres.

Ana Carolina Torres em palestra sobre as ferramentas da qualidade. Foto: Ascom/Sesacre

Nesta fase, será realizada a primeira capacitação para a equipe gestora da unidade, reunindo responsáveis técnicos, coordenadores e gerentes. A atividade será conduzida por uma equipe multiprofissional, composta por médica neonatologista, enfermeira e outros especialistas, com foco na melhoria de processos assistenciais, administrativos e gerenciais.

O RHP visa organizar, sistematizar e padronizar os serviços, fortalecendo a qualidade da assistência prestada à população. “Nosso objetivo com essa etapa é capacitar profissionais de todas as áreas, tanto aqueles que atuam na assistência direta aos pacientes quanto os que ocupam cargos de alta gestão, para que entendam como essas ferramentas podem ser aplicadas no planejamento das unidades, na organização dos processos e na melhoria dos serviços prestados”, ressalta Ana Carolina Torres.

Entre os principais benefícios do programa destacam-se a redução de filas de espera; qualificação da assistência prestada ao usuário a partir da capacitação de profissionais, alocação adequada de recursos (tecnologias e insumos); implantação de rotinas e protocolos baseados em boas práticas; e, ainda, a gestão do cuidado e o fortalecimento da administração pública.

Capacitação reuniu responsáveis técnicos, coordenadores e gerentes da maternidade de Rio Branco. Foto: Ascom/Sesacre

“Já concluímos a primeira etapa e agora avançamos para a segunda fase do projeto, dedicada à capacitação de todos os nossos servidores e da equipe multiprofissional. O objetivo é potencializar ainda mais os resultados positivos alcançados até aqui. Todo esse esforço tem como finalidade garantir que o atendimento prestado na nossa maternidade seja cada vez mais eficiente, seguro e humanizado para a população”, destaca a gerente geral da maternidade, Simone Prado.

Durante a capacitação, a auxiliar em farmácia Lorrany Costa salientou a importância de reforçar práticas já conhecidas para aprimorar o atendimento e a gestão hospitalar. “Todo esse conhecimento e incentivo, muitas vezes relacionados a práticas que já conhecemos, mas que precisam ser constantemente reforçadas, nos ajuda a manter uma relação mais próxima com o paciente, aprimorar o funcionamento do hospital e ampliar nossa visão sobre os processos, sempre em busca de melhorias”, finaliza.

The post Projeto nacional de reestruturação de hospitais públicos qualifica profissionais da Maternidade Bárbara Heliodora appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA