Cerca de 40 profissionais de segurança pública do Acre participaram de um treinamento que simulava uma rebelião em um presídio. A ação tem como objetivo aprimorar a capacitação das forças de segurança no gerenciamento de crises. A simulação aconteceu nesta quinta-feira, 31, durante a conclusão do curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) na capital.
O chefe do Departamento de Ensino do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança e Justiça (Cieps), Vandernilson Perez, reitera que a capacitação é promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e ocorre há bastante tempo no Instituto Federal de Brasília, sendo multiplicada para outros estados. “Essa capacitação é fundamental para que os profissionais de segurança do estado estejam preparados para atuar de forma cada vez mais eficaz em situações de crise”, disse.
O coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (BMPA), Wagner Silva, um dos instrutores da formação destacou a importância dessa simulação dentro do curso. “Ela nos permite observar, fazer as últimas correções e alinhamentos, envolvendo múltiplas agências, considerando que o Sistema de Comando de Incidentes é uma ferramenta gerencial que tem o objetivo de agregar instituições de diferentes níveis de governança – federal, estadual, municipal, civis, ONGs e outras instituições”, complementou.
O policial penal Caio Carvalho, um dos participantes do curso, destacou que essa capacitação visa proporcionar aos operadores de segurança de todas as forças coirmãs uma unidade de entendimento e ação diante de qualquer incidente, com o comando estabelecido de forma integrada. “A unidade vai trabalhar dentro de suas características no incidente, seja ele qual for. Hoje, simulamos um incidente em um presídio rebelado, mas esta é uma ferramenta que estamos aprendendo no curso para ser usada em qualquer incidente dentro da segurança pública”, afirmou.
Por meio de iniciativas como o curso de SCI, as forças de segurança têm a oportunidade de aprimorar técnicas e integrar conhecimentos, formando uma base sólida para o enfrentamento de situações críticas de forma coordenada. A capacitação constante e o treinamento conjunto são essenciais para garantir uma resposta eficiente e harmônica das diversas agências envolvidas, reforçando a segurança pública e a capacidade de gerenciamento em crises.
Fonte: Governo AC