A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a ProconsBrasil, e o governo federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública estão promovendo durante até o dia 31 de março, o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira ‘Meu Bolso em Dia’.
A ação é realizada desde 2022 e surge como uma oportunidade para o consumidor renegociar suas dívidas em atrasos com bancos e financeiras, com parcelas mais acessíveis, condições atrativas e por meio de um processo simples. Poderão ser negociados débitos com cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e empréstimo pessoal.
No Acre, os consumidores poderão procurar o atendimento Procon nas OCAs ou na sede do Instituto em todas regionais do estado e da capital, diretamente no banco em questão, ou por meio do site www.consumidor.gov.br
Dívidas que NÃO podem ser negociadas:
- Dívidas com bens bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo);
- Dívidas prescritas;
- Contratos que estejam com as parcelas em dia
Tenho MUITAS dívidas diferentes: posso negociar?
Caso o consumidor tenha muitas dívidas diferentes e possa assumir as parcelas da negociação, este poderá realizar quantas negociações desejar, com diferentes bancos e financeiras.
No entanto, o Mutirão não é indicado para o consumidor protegido pela Lei do Superendividamento. Em caso de consumidor considerado como superendividado, ou seja, impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família, a recomenda-se que este entre em contato com o Procon/A, para maiores informações.
Para a presidente do Procon/Ac, a renegociação de dívidas junto aos bancos é uma ferramenta essencial para os consumidores que enfrentam dificuldades financeiras.
“A renegociação oferece diversas vantagens para o consumidor que se encontra endividado, como condições melhores de pagamento, com prazos mais longos, redução de juros ou até mesmo descontos sobre o valor da dívida. Isso proporciona um alívio financeiro aos consumidores, e o Procon/Ac, está à disposição para auxiliar em caso de necessidade”, destacou a presidente.
Para obter mais informações, esclarecer dúvidas ou efetuar denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon/AC em Rio Branco, em sua sede localizada na Avenida Nações Unidas, nº 2.870, no bairro Estação Experimental, ou presencialmente nas OCAs da capital, Cruzeiro do Sul, Brasileia e Xapuri, de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 13h30, ou pelos canais oficiais: Disque-Denúncia: 151, telefone (68) 3223-7000, e-mail procon.acre@ac.gov.br ou pela plataforma online consumidor.gov.br
Fonte: Agência de Notícias do Acre