O trabalho realizado pelos Centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts) do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), em Rio Branco, é apresentado pelos estudantes do itinerário profissional durante a 50ª edição da Expoacre. Na segunda-feira, 28, foi a vez do Cept em Serviços Campos Pereira.
Com o propósito de disseminar a linguagem da programação de jogos virtuais, o Ieptec levou, da sala de aula para a maior feira agropecuária do Acre, estudantes dos cursos de operador de computador e programação de jogos digitais. As formações englobam o ensino de programação aplicado à educação profissional e tecnológica, ministrado aos estudantes do ensino médio que estão inseridos na Rede Ieptec e que optaram pelas capacitações.

Segundo o coordenador do Cept Campos Pereira, Aires Pergentino, “o Ieptec é a instituição de ensino pioneira no estado na oferta do curso de programação de jogos digitais, e a procura dos jovens por cursos nessa área é sempre muito grande”, salientou.
Durante as aulas, a equipe do Cept e os cursistas desenvolveram um jogo com programação interativa. O game foi apresentado aos visitantes do espaço do Ieptec na Expoacre, e o público teve a oportunidade de jogar e aprender um pouco sobre o processo de criação de um jogo virtual.

A professora das turmas, Nikole Teles, explica como foi desenvolvido o projeto: “Usamos a plataforma Construct 3, que é uma ferramenta com uma linguagem bem simples, tendo em vista que os alunos ainda não tinham tido contato com a programação. Foi um grande avanço, e os meninos se divertiram também”, acrescentou.

O estudante José Lucas de Freitas recebeu os visitantes no estande do Ieptec e explicou sobre o projeto “Programar para Transformar”, desenvolvido pelas turmas: “O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso ao pensamento computacional nas escolas públicas e mostrar que a programação é uma ferramenta viável para ajudar nos estudos”, disse o aluno.

Para criar o jogo que, até o momento, possui uma fase, os estudantes fizeram uso de tecnologia 2D e de inteligência artificial. “Basicamente, o objetivo do jogo é fazer o jogador vencer o ‘vilão’. Estaremos desenvolvendo novas fases, com o objetivo de torná-lo cada vez mais atrativo ao público, induzindo o jogador a usar o raciocínio lógico”, explicou o cursista Eduardo Barbosa.
A estudante universitária Alexia Ferreira visitou o estande do Ieptec e expressou sua opinião sobre a iniciativa dos jovens: “Achei bem interessante, porque, além de estar em uma temática muito atual, traz os jovens para perto de todo esse desenvolvimento tecnológico”.

Após uma partida no jogo, o universitário Pedro Nery falou sobre a experiência. “Achei muito legal e divertido. Com o passar do tempo, os alunos vão aprimorando o jogo e, por serem muito jovens, já consigo imaginar a qualidade dos jogos que eles vão desenvolver daqui a alguns anos”, inferiu.
Presente no estande do Ieptec nas noites de Expoacre, o presidente do instituto, Alírio Wanderley, comentou: “Ficamos muito felizes em ver os nossos estudantes mostrando o que aprenderam em sala de aula. Além de apresentarmos o resultado desse aprendizado, a Expoacre também é uma oportunidade de expormos o excelente trabalho de nossas equipes. Dessa forma, comprovamos que todo o investimento que o governo do Acre faz na educação técnica e profissional tem valido a pena”, finalizou o gestor.
The post No estande do Ieptec na Expoacre, alunos apresentam jogo digital criado com inteligência artificial e tecnologia 2D appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre