O governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), coordenou a segunda reunião ordinária anual da governança do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) nesta segunda-feira, 14, na sede do instituto, em Rio Branco.
O encontro reuniu membros das três instâncias do Sisa: Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva) e das Câmaras Temáticas Indígena e de Mulheres (CTI e CTM) para um amplo debate sobre as estratégias e novas oportunidades para captação de fundos climáticos, que vem sendo realizado pela Companhia de Desenvolvimento a Serviços Ambientais (CDSA).
A presidente do IMC, Jaksilande Araújo, destaca a importância do diálogo entre as partes para trazer esclarecimento e maior transparência ao processo envolvendo as negociações oriundas de REDD+ Jurisdicional do Acre.

“O governo do Estado, por meio do IMC, vem, ao longo dos anos, estabelecendo a boa relação com os membros da governança. O IMC atua na coordenação técnica do Sisa promovendo o bom diálogo e a transparência nas ações de fortalecimento do sistema e das instâncias de governança. A reunião trouxe esclarecimentos importantes e encaminhamentos sobre os avanços das negociações de fundos climáticos”, reforçou.
A reunião tratou sobre os esclarecimentos acerca da suspensão das negociações com a Coalizão LEAF/Emergent e as novas tratativas junto ao banco britânico Standard Chartered.
Entre os encaminhamentos, ficou acordado que a CDSA deverá emitir informes envolvendo as negociações e também a geração de relatórios das atividades realizadas pela companhia.

Outra importante deliberação tratou sobre a apresentação do documento de registro ao Padrão ART Trees para uma revisão interna junto aos membros e também submissão do relatório de monitoramento e a realização de uma formação sobre temas relacionados ao mercado de carbono, que será liderado pela Comissão Pró-Indígenas (CPI).

Além dos membros da governança, participaram gestores e técnicos das secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema); de Povos Indígenas (Sepi); de Agricultura (Seagri); de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict); de Educação, Cultura e Esporte (SEE); de Planejamento (Seplan), por meio da Unidade de Coordenação do Programa REM; da Ouvidoria do Sisa e consultores do Earth Innovation Institute (EII), Environmental Defense Fund – EDF (Fundo de Defesa Ambiental) e Cooperação Alemã GIZ.
The post Membros da governança do Sisa debatem novas oportunidades para captação de fundos climáticos appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre