Hospital Ary Rodrigues realiza 80 cirurgias semanais em Senador Guiomard pelo Opera Acre

0
10

O Opera Acre é uma das principais ações de regionalização da saúde promovidas pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Em vez de deslocar todos os pacientes para a capital, a iniciativa leva os procedimentos cirúrgicos até os municípios, agilizando, assim, as filas de espera.

No Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, de segunda a sábado, são realizadas cerca de 80 cirurgias. Nesta sexta-feira, 23, o mecânico Antônio Ronaldo Lima, de 55 anos, realizou a cirurgia de hérnia inguinal. “Eu fiquei até surpreso com a rapidez que me chamaram. Eu dei meu nome e em poucos dias já me ligaram. Algumas pessoas me diziam que eu ia esperar por 1 ou 2 anos, mas isso é totalmente mentira, foi tudo bem rápido mesmo”, afirma o paciente.

A gerente geral do Hospital Ary Rodrigues, Gabriela Silva, destaca que essa eficiência nos atendimentos ocorre como uma estratégia essencial para enfrentar os desafios do sistema de saúde na região. “Nós estamos aqui realizando sonhos, uma vez que eles ficam muito felizes em realizar essas cirurgias, e nós também, por proporcionar alívio e mais qualidade de vida à população”.

Em decorrência das fortes dores que sentia, Antônio Lima precisou parar de trabalhar. Foi quando decidiu procurar atendimento médico e ficou surpreso com a agilidade no serviço. “Eu estou emocionado porque eu fiquei muito admirado com a agilidade desse procedimento, já que todas as pessoas me falaram que ia demorar, mas foi muito rápido. O atendimento desde a Fundação até aqui no Ary Rodrigues também foi muito bom. As pessoas me atenderam com excelência”.

Mecânico Antônio Ronaldo Lima, de 55 anos, realizou a cirurgia de hérnia inguinal. Foto: Luan Martins

Com cirurgias realizadas semanalmente, a iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em ampliar o acesso à saúde e reduzir as filas de espera, tornando o atendimento cada vez mais eficiente.

“Eu não sabia que tinha pedra na vesícula. Eu passei mal em casa, por isso meus filhos me levaram para a UPA da Sobral e lá a doutora fez os exames e disse que eu tinha pedra na vesícula”, relembra Jorgina Nascimento da Silva, de 63 anos, moradora da Transacreana.

A sequência de atendimentos da idosa ocorreu na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo. “Foi caminhando tudo tão rápido do momento dos exames na Fundação e com os médicos até eu estar aqui [no Hospital Ary Rodrigues]. Eu não queria fazer a cirurgia por medo, mas o médico me explicou que eu precisava retirar a vesícula, então eu estou aqui hoje, e foi tudo muito rápido mesmo”, destaca Jorgina Nascimento.

Moradora da Transacreana, a idosa Jorgina Nascimento realizou a cirurgia de pedra na vesícula. Foto: Luan Martins

O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, reforçou que o ritmo de trabalho continuará firme nos próximos dias. “É um esforço coletivo de gestão, profissionais e unidades hospitalares para reduzir as filas e devolver dignidade aos pacientes. Esse número expressivo de procedimentos que estamos realizando em maio mostra que estamos no caminho certo e que o serviço público de saúde pode, sim, responder com eficiência às demandas da população”, pontuou.

Opera Acre

A Sesacre segue avançando com o mutirão de cirurgias eletivas do programa Opera Acre. Neste fim de semana, entre os dias 23 e 25 de maio, estão programados 66 procedimentos em quatro municípios do estado. No Hospital Doutor Sansão Gomes, em Tarauacá, serão realizadas 30 cirurgias gerais, enquanto o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá, em Cruzeiro do Sul, terá 6 procedimentos ginecológicos.

A programação também contempla a Fundhacre, em Rio Branco, onde serão realizadas 15 cirurgias ginecológicas e 5 vasculares. Já no Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, estão previstas 10 cirurgias gerais no período.

A coordenadora estadual do programa, Shirley Nascimento, destacou a importância da mobilização para os pacientes que esperavam pela oportunidade de tratamento. “Cada cirurgia realizada representa a esperança renovada de quem há muito tempo aguardava por esse procedimento. Nosso compromisso é avançar, descentralizar os atendimentos e garantir acesso à saúde de qualidade em todas as regiões”, afirmou.

Neste fim de semana estão programados 66 procedimentos em 4 municípios do estado. Foto: Luan Martins

O programa

O Opera Acre integra o Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, instituído pelo Ministério da Saúde, e garante à população acreana acesso gratuito a procedimentos aguardados na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de reduzir o tempo de espera, a iniciativa contempla especialidades como ginecologia, cirurgia geral, ortopedia, vascular, proctologia e pediatria.

Maio deve ser encerrado com 741 cirurgias eletivas realizadas em unidades hospitalares distribuídas em 7 municípios. Foto: Luan Martins

Desde o início do mês, o Opera Acre vem cumprindo uma agenda intensa. De acordo com a programação da Sesacre, maio deve ser encerrado com 741 cirurgias eletivas realizadas em unidades hospitalares distribuídas em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Tarauacá, Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Brasileia.

No ano passado, o governo do Acre realizou 14.857 cirurgias eletivas por meio do programa. Em 2025, a expectativa é superar essa marca, mantendo um ritmo acelerado de aproximadamente 500 procedimentos mensais. A programação de maio segue até o fim do mês, com cirurgias previstas em outras cidades e hospitais do estado, reafirmando o compromisso da gestão estadual de agilizar os atendimentos e melhorar a qualidade de vida da população acreana.

The post Hospital Ary Rodrigues realiza 80 cirurgias semanais em Senador Guiomard pelo Opera Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre