InícioAcreGrupo Axé Capoeira abrilhanta 2ª noite da Expoacre com danças e animação...

Grupo Axé Capoeira abrilhanta 2ª noite da Expoacre com danças e animação no estande da SEASDH

Na segunda noite da maior feira de agronegócios do Acre, realizada em  Rio Branco, a Expoacre 50 anos contou com a participação do Centro Axé Capoeira do Acre, que se apresentou neste domingo, 27, no estande da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) com danças de capoeira, frevo, samba reggae e outros ritmos.

Frevo e outras danças embalaram noite no estande da pasta. Foto: Carolina Torres/Secom

O grupo levou ao palco mais de 30 crianças, adolescentes e adultos fazedores de cultura no Acre, marcando a força das organizações da sociedade civil (OSCs) na formação e fortalecimento da comunidade.

O coordenador do Centro Axé Capoeira, Ithamar Souza, informou que o grupo surgiu da necessidade de criar um espaço comunitário que atendesse a diversos bairros da região da Baixada da Sobral. “O centro está localizado entre os bairros Boa União, João Paulo, São Sebastião, Sobral, Cabreúva, Bom Sucesso, Bahia Nova e também Carandá. Nosso objetivo é agregar crianças em situação de vulnerabilidade social, tanto as que estão na escola como aquelas que precisam ocupar seu tempo de forma produtiva no contraturno escolar”, explicou.

Integrantes do grupo chamaram atenção do público da Expoacre com apresentações no estande. Foto: Carolina Torres/Secom

Representando a vice-governadora Mailza Assis, a secretária adjunta Amanda Vasconcelos destacou a importância da presença das instituições sociais na celebração dos 50 anos da Expoacre, ao lado da SEASDH.

“Com o Axé Capoeira, evidenciamos a importância da infância e da adolescência. As atividades vão além de uma arte marcial: são uma expressão cultural, uma dança que transforma vidas na comunidade. O reflexo disso é perceptível no cotidiano das crianças, e os relatos demonstram o sucesso dessas ações”, avaliou.

A aluna Cristina Raquel da Silva afirmou que é uma honra participar do espetáculo no estande da secretaria. “Como representante da dança, me sinto muito orgulhosa de poder mostrar um pouco da nossa cultura e do trabalho que realizamos na Baixada, para que todos conheçam. A capoeira não é apenas capoeira, ela engloba outras expressões, como a dança”, destacou.

Grupo apresentou danças de frevo, samba reggae e outros ritmos. Foto: Carolina Torres/Secom

A estudante Araceli do Nascimento, que faz parte do grupo há três anos, reforçou o valor da participação na feira. “É maravilhoso, porque além de ser algo saudável física e mentalmente, é uma atividade que transborda alegria e traz muita satisfação para o corpo e para a mente. Estar aqui é um privilégio. O grupo está bem organizado e satisfeito em realizar essas apresentações”, disse.

Alimentação adequada

Além das apresentações culturais, a noite contou com a presença das representantes da Cozinha Solidária Marielle Franco, que demonstraram à população o trabalho desenvolvido em parceria com o governo do Estado, para a melhoria da segurança alimentar e nutricional no Acre.

Secretária adjunta Amanda Vasconcelos (ao centro) com equipe da Cozinha Solidária e da pasta. Foto: Carolina Torres/Secom

A coordenadora da Cozinha Solidária, Joyce Vieira, ressaltou: “Fico muito feliz por estar aqui hoje. Vim participar da divulgação das nossas ações, representadas pela nossa vice-governadora, que é uma pessoa com um coração gigante. Ela firmou uma parceria com a nossa cozinha no valor de R$ 120 mil no ano passado, o que foi de imensa importância. Graças a esse apoio, conseguimos servir mais de cem mil marmitas, e esse fomento será renovado neste ano também”.

Atualmente, duas unidades da Cozinha Solidária estão em funcionamento: uma no bairro Defesa Civil e outra no Bairro da Paz, com uma distribuição de mais de 400 marmitas por dia, o que representa cerca de nove mil por mês.

Amanda Vasconcelos reforçou que a ação é essencial para pessoas que não têm acesso a uma refeição completa diariamente. “A Cozinha Solidária se dedica a atender a comunidade com dignidade, e é uma alegria receber as representantes desse projeto aqui hoje, pois é uma amostra concreta do trabalho da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos no dia a dia”, realçou.

A expectativa é de que uma terceira unidade da Cozinha Solidária seja inaugurada em breve no bairro Eldorado, em Rio Branco, ampliando o alcance do projeto no estado.

A coordenadora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da SEASDH, Nilciany Vilaço, destacou o impacto social da iniciativa: “Estamos trabalhando com o termo de fomento desde 2023, uma parceria que busca garantir o direito à alimentação nos territórios mais vulneráveis, onde vivem famílias inscritas no Bolsa Família e no Cadastro Único. Essa ação é extremamente importante, pois fortalece as políticas de combate à fome no Acre”.

The post Grupo Axé Capoeira abrilhanta 2ª noite da Expoacre com danças e animação no estande da SEASDH appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA