O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), participou do 5º Simpósio Internacional de Arqueologia da Amazônia Ocidental nesta terça, 8, e quarta-feira, 9, no Palácio da Justiça. O evento, realizado pelo Instituto Iberoamericano de Finlândia e pela Universidade Federal do Pará, discutiu sobre a importância dos sítios arqueológicos localizados no Acre.
A solenidade de abertura foi realizada na noite de terça-feira, com representantes de diversas instituições municipais, estaduais e federais. Para o titular da Sete, Marcelo Messias, os geoglifos são importantes para o Turismo no Acre. Ele destacou atividades desenvolvidas pela pasta para fomentar as visitas aos sítios arqueológicos.
“Nós sabemos que o turismo mais forte nos municípios da região do Baixo Acre é o cultural e a arqueologia. Nós estamos pensando em como vamos trabalhar em cima disso e, há pouco tempo, nós descobrimos novas estruturas na Trilha Chico Mendes. Nós conseguimos, junto com o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], traçar uma nova trilha para oferecer aos turistas. Além disso, a Sete já desenvolve o projeto Cidade em Lápis, que consiste em cartilhas para colorir, voltadas ao turismo pedagógico, com o objetivo de apresentar atrativos turísticos do Acre para as crianças, e o geoglifo é uma das ilustrações presentes na revista”, destaca.
O professor Alceu Ranzi, presidente do Instituto Geoglifos da Amazônia, destaca que o momento é de maturidade, com a presença do governo, da Universidade Federal do Acre (Ufac), das prefeituras, instituições do estado e do município, que estão interessados sobre o tema.
“A gente sempre aproveita para organizar os simpósios quando os pesquisadores estão aqui. Por isso é um simpósio internacional. Eles não foram convidados para o simpósio, eles já estavam aqui trabalhando, então se aproveita para fazer o evento. O trade turístico também está aqui para discutir como aproveitar esses monumentos para o turismo. Então, são vários aspectos, além do acadêmico, extremamente importante, os alunos interessados no tema, com várias escolas aqui, querendo conversar, querendo tirar fotografia, e está muito bem organizado. O geoglifo hoje é um produto acreano reconhecido internacionalmente”, ressalta.

O diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, destaca que é um momento muito importante para discutir a potencialidade dos sítios arqueológicos para o turismo. “O estado tem um grande potencial para turismo arqueológico, com patrimônios históricos e arqueológicos, entre eles os geoglifos. Esse debate, no qual a Sete está inserida, é uma grande oportunidade para que possamos conhecer as políticas públicas que as instituições que estarão nessa mesa redonda desenvolvem em prol desse setor e também falarmos um pouco daquilo que nós pensamos e daquilo que nós estamos formatando em benefício desse segmento”, ressalta.

Viana destaca, ainda, que a discussão mostra o turismo de base comunitária, já desenvolvido no Acre, e como esse formato pode ser utilizado no turismo arqueológico.
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Acre, Stenio Cordeiro, ressalta que o simpósio teve discussões enriquecedoras. “Está entrando na discussão várias secretarias, tanto estaduais, como municipais, além de órgãos federais. A gente está muito feliz, até porque todo mundo está com o mesmo propósito. O governo do Estado tem trabalhado muito com a questão de desenvolver o nosso estado, desenvolver a geração de trabalho e renda, e o geoglifo é um ponto de partida. O turismo faz com que a população conheça, e ao conhecer, vai preservar”, afirma.

Jackson Viana participou da mesa redonda “Políticas de preservação e gestão dos geoglifos”, com a participação do Ministério Público Federal (MPF), Ufac, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ICMBio, Incra, Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Instituto Geoglifos da Amazônia e Iphan.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, Poder Judiciário, pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Ufac, MPF, Iphan, Ministério da Cultura e governo federal.
The post Governo participa de simpósio sobre geoglifos da Amazônia e discute potencial turístico das estruturas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre