A 6ª Conferência Estadual das Cidades reuniu lideranças municipais e estaduais, em debates sobre moradia e sustentabilidade no estado do Acre. Com duração de dois dias, quarta, 20, e quinta-feira, 21, a conferência realizada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (Sehurb), integrou os líderes municipais, por meio de debates sobre as necessidades e peculiaridades de cada município.
O gestor da Sehurb, Egleuson Santiago, explicou que, como resultado da conferência, foram selecionados 33 delegados para representarem o Acre no nacional: “Juntamos os representantes de diversos segmentos para estar dialogando e discutindo as possíveis soluções. Identificamos os problemas junto com eles e escolhemos as melhores propostas para estar apresentando na conferência nacional”, explicou.

Representando o Ministério das Cidades, Marcos Landa conta que há 16 anos participa do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e segue apoiando o estado nas conferências: “Estamos sugerindo e fomentando conferência em todos os estados. Aqui no Acre, estou assistindo otimista pelo grau de debates políticos e pelo nível das propostas apresentadas. É um estado que tem demonstrado a todos os que cooperaram um alto nível de consciência política em relação à cidade. Então, é gratificante participar dessa conferência”, expressou.
Sobre o trabalho desenvolvido durante o evento, o titular da Sehurb destacou: “Tivemos debate, apresentações, votação de propostas e finalizamos a conferência com o apoio do nosso governador Gladson Camelí, que nos incentivou para que pudéssemos fazer esse grande evento, que contou com mais de 150 representantes, fora os eixos e entidades, e tivemos mais de 400 participantes”, acrescentou o secretário.
Para garantir a participação dos representantes de todos os municípios na conferência, a Sehurb contou com o apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), que viabilizou a ida e estadia dos participantes.

Coordenadora do núcleo de Rodrigues Alves, Maria Janir Gomes veio para a conferência estadual representando o movimento social da Associação de Mulheres Negras do município e foi eleita delegada para a participação da conferência nacional. “Foi uma alegria e satisfação estar aqui nessa conferência, representando o nosso município de Rodrigues Alves. E com o custeio dos gastos pelo Estado, conseguimos chegar até aqui e eu só tenho a agradecer a todos, o secretário que está aqui junto com a gente nessa conferência, e a todas as pessoas que estiveram na organização; os palestrantes. A recepção foi maravilhosa”.

Representando o segmento público, o advogado e procurador do município de Jordão, Isaac Freire, falou sobre a importância de dar voz aos moradores dos municípios isolados.
“Uma conferência de extrema importância, da qual fiquei feliz em participar, e mais ainda por ter sido eleito delegado, representando o município isolado, que é o caso do Jordão. Quero que todos os municípios isolados se sintam representados em Brasília, e é essa bandeira que eu irei defender, porque a gente tem que entender que nesses municípios moram pessoas e que essas pessoas precisam viver com dignidade. A saída desses municípios do isolamento com certeza trará desenvolvimento e progresso para todo o estado do Acre”.
The post Governo encerra 6ª Conferência Estadual das Cidades com eleição de delegados que irão representar o estado em Brasília appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre