A Divisão de Restauração e Reposição Florestal (Dirflor) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre (Sema) realizou uma visita técnica em Vilhena (RO), com o objetivo de aprimorar as políticas estaduais de restauração e reposição florestal. A agenda ocorreu de 4 a 7 de novembro.
Em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), a empresa de Gerenciamento Florestal (Gerflor) e os gerentes das Fazendas OCD, Londrina e Americana, as equipes trocaram experiências e conheceram práticas inovadoras no setor.
“Durante a visita, foram apresentados procedimentos e normas vigentes, destacando planos e projetos como o Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Acre (Peveg) e o Projeto Recuperar, em implementação pelo governo de Rondônia”, explicou o chefe do Diflor da Sema, Saine Kador.
Os profissionais tiveram acesso a técnicas avançadas para a produção de madeira e resina a partir de florestas plantadas, enfatizando o planejamento da produção aliado à tecnologia e ao conhecimento. Houve destaque para a importância da conservação das áreas de reserva legal e das áreas de preservação permanente, além da adoção de boas práticas para agregar valor à produção, aumentando os benefícios sociais, ecológicos e econômicos.
A cadeia de valor discutida incluiu a venda de créditos de reposição florestal, pagamentos por serviços ambientais utilizando a metodologia Life e a produção de resina e madeira com retornos econômicos superiores a algumas culturas agrícolas e pecuárias. A inclusão de atividades como apicultura e uso de dejetos animais para adubação também foi enfatizada.
A Dirflor propôs parcerias estratégicas com a Sedam e a Gerflor para promover ações que incentivem o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Acre e a recuperação de áreas com passivo ambiental.
Com a criação de um ambiente fomentador de boas práticas, por meio de políticas transversais que agreguem valor à produção e tragam maiores benefícios à sociedade, a iniciativa contribuirá significativamente para a população acreana e visa fortalecer as políticas ambientais na região.
Fonte: Governo AC