Com o início dos eventos agropecuários, o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), deu início ao curso de capacitação para médicos veterinários que atuam ou desejam atuar como responsáveis técnicos (RTs) em eventos agropecuários. Serão dois dias de capacitação, e a iniciativa está dentro das normas sanitárias estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tendo como objetivo garantir a segurança sanitária em exposições, feiras, leilões e demais atividades que envolvem a concentração de animais.
A capacitação abrange temas como legislação sanitária, controle de doenças, normas de biosseguridade, notificação precoce, documentação obrigatória e atribuições do RT durante eventos. O curso também reforça a importância do papel do técnico na prevenção de enfermidades que possam comprometer a saúde animal e a credibilidade do setor produtivo.
Segundo Alan Palú, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal do Idaf, a atuação do RT é essencial para que os eventos ocorram dentro dos padrões exigidos pelas autoridades sanitárias: “O Idaf tem como missão garantir a qualidade da produção agropecuária e a conformidade com as normas sanitárias vigentes, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da pecuária acreana. Pensando nisso, torna-se necessário o curso de RT, porque entendemos da responsabilidade da atuação de um técnico capacitado nesses eventos, reduzindo riscos e promovendo boas práticas agropecuárias”.
A função do RT é verificar a saúde dos animais participantes, realizando inspeções para identificar sinais de doenças, infecções ou qualquer condição que possa comprometer a segurança sanitária do evento e dos outros animais. Isso inclui a verificação da documentação sanitária, como atestados de saúde, vacinas e exames laboratoriais exigidos para a entrada dos animais.
A médica veterinária da iniciativa privada, Mylla Oliveira, participante do curso de Responsável Técnico, está aprimorando seus conhecimentos e habilidades para poder trabalhar em eventos agropecuários. “Os médicos veterinários privados precisam ser habilitados como RTs, e a presença deles torna-se inevitável em eventos, pois eles conseguem identificar qualquer foco de doença nos animais, agindo de maneira rápida e evitando a propagação de doenças, o que hoje é um dos aspectos mais importantes a serem mantidos nesses eventos”, expôs.

Vale ressaltar que, para obter a certificação, o primeiro passo é participar do curso de capacitação. Com a documentação em mãos, o interessado poderá, então, acessar o sistema do Mapa para solicitar a habilitação e, assim, estar apto a atuar em eventos agropecuários.
“Primeiramente, parabenizo o Idaf pela iniciativa muito importante de promover esse treinamento direcionado aos RTs, pois desempenham um papel fundamental na vigilância, assim como na padronização de todos os procedimentos relacionados ao evento, envolvendo o bem-estar animal e outras temáticas. Com essa padronização, demonstra-se a qualidade do trabalho que todos estamos realizando para continuar, por exemplo, livre de febre aftosa”, explica Cleonice Lermen, auditora fiscal do Mapa.

Essas iniciativas são essenciais para consolidar o Acre como um estado seguro para a realização de grandes eventos no setor agropecuário. A capacitação representa, ainda, uma oportunidade de aprimoramento profissional para os envolvidos, além de ajudar a prevenir doenças de importância tanto na produção quanto na sanidade, garantindo que o estado esteja alinhado com as melhores práticas nacionais e internacionais no manejo e na saúde animal.
The post Governo do Acre promove capacitação para responsáveis técnicos que atuarão em eventos agropecuários no estado appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre