Brinquedos são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, pois estimulam a imaginação, a criatividade, a autoconfiança, a autonomia, a linguagem, o pensamento, a concentração e a atenção. Buscando possibilitar este desenvolvimento próspero para os pequenos acreanos, o governo do Estado, por meio de uma ação organizada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entregou, na manhã deste sábado, 26, em Rio Branco, mais de mil brinquedos arrecadados pela campanha Faça uma Criança Sorrir.
A ação ocorreu na escola Frei Heitor Maria Turrini, localizada no bairro Cidade do Povo, e contou com a presença da governadora em exercício e também titular da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Mailza Assis, e demais autoridades.
A vice-governadora do Acre, ao comentar sobre as expectativas para o evento em comemoração ao Dia das Crianças, expressou gratidão e reconhecimento pelo esforço coletivo das secretarias e seus colaboradores. “Hoje é um dia maravilhoso. O governador Gladson Cameli e eu queremos agradecer imensamente a participação de cada um dos secretários que mobilizaram suas equipes, que nos ajudaram a proporcionar esse momento de felicidade para as crianças aqui na Cidade do Povo”, disse.
Ressaltou ainda o papel da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do programa Acre Pela Vida, que coordenaram a arrecadação dos brinquedos para a distribuição. “Temos feito um trabalho de policiamento comunitário que funciona muito bem. Isso aproxima a população da segurança pública, especialmente nesse bairro que precisa de nosso esforço e dedicação”, completou destacando a união entre governo estadual, municipal e a comunidade.
O secretário adjunto da Sejusp, Evandro Bezerra, também comentou a importância da ação, reforçando o papel do Sistema Integrado de Segurança Pública na promoção de um dia especial para as crianças. Destacando a participação de diversas forças de segurança, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Detran. “A proposta maior é acolher as crianças, dar uma perspectiva de carinho e liderança, para que possam seguir no caminho do bem. Isso está sendo muito bem conduzido pela nossa vice-governadora e é a proposta do nosso governador, Gladson Cameli”, concluiu o secretário.
O coordenador do programa “Acre Pela Vida” da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre, Jônney Turi, destacou que esta é a terceira edição do evento promovido pela secretaria, com o objetivo de oferecer lazer e serviços públicos à comunidade local. Segundo Jônney, a escolha de realizar a ação na escola visou melhorar a logística e a qualidade dos serviços prestados.
“Hoje estamos entregando brinquedos arrecadados em uma campanha promovida pelo governo do Acre, com a participação de todas as secretarias. Além dos brinquedos, trazemos lazer e entretenimento às crianças da comunidade”, afirmou.
Cláudia Patrícia Givone, dona de casa e moradora da Cidade do Povo, expressou sua satisfação com a ação social realizada em sua comunidade, ressaltando o impacto positivo para os moradores locais. “Eu acho que é um estímulo para a comunidade, né? Para lembrar que não é esquecida”, disse Cláudia, ao destacar a importância do evento como um sinal de cuidado e atenção para a região.
Ela também enfatizou o acolhimento dos moradores à iniciativa, afirmando que “essa ação demonstra que aqui não é esquecido e há muita gente que é de bom coração e está recebendo de bom grado os benefícios que estão sendo oferecidos hoje”. Cláudia levou seus dois filhos para aproveitar o dia e, embora não tenha utilizado nenhum serviço específico desta vez, ressaltou o valor da ação para a comunidade.
Ações
A Polícia Militar (PMAC) participou do evento com veículos como Camaro e Fusca, a presença do Leão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e policiamento com cães. O Corpo de Bombeiros (CBMAC) contribuiu com um banho de mangueira e demonstração de equipamentos, enquanto o programa Acre Pela Vida ofereceu apresentações de artes marciais, brincadeiras e karaokê.
O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) organizou uma mini cidade para educação de trânsito e uma peça teatral, e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) realizou um pouso de helicóptero. A Energisa marcou presença com o caminhão Dr. Energia e realizou negociações. O Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron) expôs seus equipamentos e promoveu interações com as crianças, e a SEE trouxe o palhaço Microbinho para animar o público.
A Escola de Gastronomia do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) ficou responsável pela alimentação, oferecendo cachorro-quente, pipoca, bolos e sucos. A SEASDH disponibilizou informações e apoio com os programas BPC, Bolsa Família, PETI, Criança Feliz, Registro Civil e o Centro de Referência em Direitos Humanos, além de orientações sobre alimentação saudável e apoio logístico.
Além disso, voluntários de organizações como Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE/AC), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), Serviço Social do Comércio (Sesc), ONG Coração Solidário e SESC/Mesa Brasil também contribuíram para o sucesso do evento.
Faça uma criança sorrir
A campanha Faça uma Criança Sorrir é uma ação social promovida pelo governo do Estado, por meio do gabinete da vice-governadora e com o apoio de todas as secretarias e autarquias estaduais, que tem por objetivo proporcionar um momento de alegria e esperança para as crianças carentes.
A ação consiste na entrega de brinquedos doados pelos servidores estaduais. As caixas de doações estavam distribuídas por todas as secretarias e autarquias no município de Rio Branco.
A ação também fortalece os laços entre o governo e a sociedade, promovendo uma maior participação e integração dos cidadãos nas políticas públicas, valorizando-as como sujeitos de direitos e agentes de transformação social, mostrando que juntos podemos fazer a diferença e construir um mundo melhor para todos, levando amor, carinho e respeito às crianças.
Fonte: Governo AC