O governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), participou do Seminário de Governança Climática e do 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado em Brasília. O evento, que começou na terça-feira, 9, e se encerra nesta quinta-feira, 11, reuniu autoridades, especialistas, organizações da sociedade civil e parceiros internacionais para debater estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.
Promovido pelos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), das Cidades (MCid) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o seminário tem como objetivo fortalecer a governança climática nacional. Entre os temas abordados estão o balanço dos avanços do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), mecanismos de financiamento climático, além da articulação entre União, estados e municípios.
Representando o governo do Acre, a chefe da Divisão de Meio Ambiente e Cidades e coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Esmilia Medeiros, destacou a participação do Acre como estratégica para ampliar o diálogo federativo e regional.

“Além de trocar experiências com outros entes federativos, nossa missão é construir as bases para a realização de um Seminário Estadual de Cidades Verdes Resilientes, em parceria com a Rede de Governança da Sema. Queremos envolver todos os municípios acreanos nessa agenda estratégica de adaptação e mitigação às mudanças climáticas”, ressaltou.
Também participaram do evento, representando o Município de Rio Branco, a titular da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), Flaviane Stedille, e a chefe da Divisão de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas da Semeia, Aline Martins.
Entre as pautas do evento, gestores de todo o país debateram sobre o fortalecimento do federalismo climático, que reconhece o papel fundamental de estados e municípios e propõe uma governança cooperativa para acelerar as ações conjuntas de mitigação e adaptação frente aos desafios climáticos.

O seminário também avaliou os avanços do Programa Cidades Verdes Resilientes, instituído pelo Decreto Federal nº 12.041/2024, que tem como objetivo apoiar os municípios na adaptação aos impactos das mudanças climáticas, por meio de seis eixos prioritários: verde urbano, gestão do solo, soluções baseadas na natureza, eficiência energética, mobilidade sustentável e resíduos sólidos. Entre os municípios selecionados está a capital acreana, Rio Branco.
O programa foi desenvolvido de forma participativa, com quase duas mil contribuições de diversos segmentos da sociedade. A primeira edição do encontro ocorreu em março de 2025, quando foi lançado o plano de implementação do PCVR e formalizadas parcerias com governos locais, universidades, entidades da sociedade civil e setor privado.
Durante o evento, também foi lançada a Consulta Pública do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), que está disponível para contribuições até o dia 30 de setembro de 2025.
The post Governo do Acre participa do Seminário de Governança Climática e 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes, em Brasília appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre