InícioAcreGoverno assegura novos recursos federais para avançar na 2ª fase da nova...

Governo assegura novos recursos federais para avançar na 2ª fase da nova maternidade de Rio Branco

Com objetivo de melhorar a vida das pessoas e ampliar o acesso da população gestante à saúde pública, o governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop) e de Saúde (Sesacre), avança na obra da nova maternidade de Rio Branco. Para dar continuidade à segunda fase da construção da unidade, o Estado garantiu, nesta semana, o repasse de R$ 3,2 milhões do governo federal.

Maquete da nova maternidade de Rio Branco. Render: Marcos Haluen/Seop

A pedido do governador Gladson Camelí, o gestor da Seop, Ítalo Lopes, e a deputada federal Socorro Neri estiveram em Brasília (DF) no dia 16 de julho, reunidos com o secretário de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, quando a parlamentar intercedeu pela liberação de recursos para a obra.

Secretário de Obras Públicas Ítalo Lopes e governador Gladson Camelí acompanham de perto serviços estruturais nos prédios e setores anexos da futura maternidade. Foto: José Caminha/Secom

“É resultado direto da nossa atuação em Brasília e do diálogo respeitoso com o governo do Acre. Agradeço ao secretário André Ceciliano pela atenção ao nosso pleito e parabenizo a equipe do Estado, em especial a Seop e a Sesacre, pela condução da obra. Seguiremos vigilantes e atuantes, como sempre temos feito, em favor das políticas que realmente melhoram a vida dos acreanos”, ressaltou a deputada Socorro Neri.

Reunião em meados de julho com secretário de Relações Institucionais do governo federal foi determinante para garantir novos recursos para obra da maternidade. Foto: Cedida

O trabalho em conjunto das secretarias estaduais resulta em benefícios concretos para os usuários da saúde pública. A liberação dos recursos também contou com o apoio da Secretaria de Relações Federativas do Acre (Repac) em Brasília.

“A Repac tem como principal objetivo garantir recursos para o nosso estado. No caso da Nova Maternidade, é uma obra histórica e que beneficiará milhares de acreanos. A liberação desse montante será fundamental para que a Seop dê continuidade à construção da futura unidade hospitalar”, destacou o titular da Repac, Fábio Rueda.

Maquinário de perfuração de estaca-hélice contínua opera na segunda etapa da nova maternidade. Foto: Luis Oliveira/Seop

Cuidar da saúde da população é garantir unidades hospitalares adequadas, salubres e acolhedoras para usuários e servidores do SUS. Por isso, as obras prediais públicas são essenciais para a eficiência no atendimento nas unidades de saúde.

De acordo com o gestor da Seop, a obra envolve todas as esferas de governança, com a participação do Município, Estado e União, e teve projeto elaborado em conjunto com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), órgão operacional da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de melhorar estrutura da saúde pública, obras também geram trabalho e renda para milhares de operários da construção civil, impulsionando a economia local. Foto: Cleiton Lopes/Secom

O titular da pasta de Obras Públicas ainda classificou a Nova Maternidade como uma das obras mais importantes do Acre e afirmou que está em ritmo acelerado para que, em breve, seja entregue a primeira etapa.

“Sob orientação do governador Gladson Camelí, que tem se empenhado e articulado para garantir recursos para a obra, estamos avançando na estrutura da segunda fase, que tem toda a cara do Novo PAC, e por isso foi contemplada. Agradecemos o empenho do governo federal, pois temos recebido excelentes retornos, como recursos alocados até para a terceira etapa. Há uma gama de envolvidos para trazermos o que há de melhor da saúde para o estado”, frisa Lopes.

Gestores e técnicos da Seop recebem governador e apresentam avanços nas obras da nova maternidade. Foto: Diego Gurgel/Secom

A Nova Maternidade, localizada no Segundo Distrito de Rio Branco, será uma das maiores e mais avançadas estruturas de saúde da Região Norte, com um total de 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de UTI adulto; 30 leitos de UTI neonatal; 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI); e 15 leitos de UCI Canguru. A unidade ainda contará com a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, voltada ao acolhimento de gestantes de alto risco.

The post Governo assegura novos recursos federais para avançar na 2ª fase da nova maternidade de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA