Rio Branco vai sediar a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa de Clima e Florestas dos Governadores (GCF Task Force), que será realizada entre 19 e 23 de maio. Com a chegada de comitivas de 11 países, a rede hoteleira e o turismo do estado ganharam uma movimentação mais intensa nas últimas semanas.
São esperados pelo menos 141 participantes, entre secretariado do GCF, comitê de lideranças, governadores, equipe governamental, delegados e comitê global, para participar do evento, que será realizado na Universidade Federal do Acre (Ufac).
A reunião uma oportunidade para desenvolver o turismo por meio de visitas e negócios, como o setor hoteleiro e gastronômico da capital acreana. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) no Acre, Diogo Lemos, eventos como a GCF são fundamentais para a movimentação do turismo.
“Nesse período do GCF nós já temos uma taxa de ocupação bem alta na cidade, muitos hotéis já não têm disponibilidade, mas ainda há bons hotéis com vagas, mas a taxa de ocupação afetou bastante. Um evento desse dá visibilidade para o destino. Então, o período da GCF é um impacto direto, mas a gente tem um impacto indireto, que é a visibilidade do destino. Nós ficamos conhecidos, vistos no mercado nacional e internacional. Eu acho que o Acre vai ter um impacto muito bom, não apenas agora, mas no futuro também”, diz.
Para o titular da Sete, Marcelo Messias, o evento que será sediado em Rio Branco não será importante apenas para o clima, mas também para o turismo e empreendedorismo do Acre. “Esses setores são muito movimentados durante grandes eventos, como este encontro. Muitos hotéis estão com alta taxa de ocupação. Além disso, o setor gastronômico também deve ganhar, pois muitos têm interesse em conhecer a nossa culinária. Com a chegada desses representantes, nossos espaços históricos e culturais serão visitados, com apoio de guias de turismo, e além de conhecerem nossas riquezas, vão fomentar a nossa economia. É uma grande oportunidade de promover o Acre como destino turístico e de investimentos”, destaca.

De acordo com Simão Neto, diretor-geral do Hotel Nobile Suites Gran Lumni, o GCF coloca nosso estado em evidência no cenário global, especialmente nos debates sobre meio ambiente na Amazônia. “Para o setor hoteleiro é uma oportunidade ímpar: a procura nos hotéis de Rio Branco tem se intensificado nas últimas semanas, chegando a ocupação máxima para o período, o que demonstra a importância de eventos como esse para impulsionar a economia local, fomentar empregos e fortalecer o setor hoteleiro”, explica.
Turismo na GCF Task Force
Segundo o diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, a pasta tem trabalhado desde o início do ano nos preparativos, junto com o trade turístico, para a recepção dos visitantes. “Esse processo envolveu o auxílio na reserva dos hotéis, dos bloqueios dos quartos para os participantes, além do levantamento dos principais pacotes e produtos turísticos que nós temos, para que fosse inserido no guia de participantes, e também dos restaurantes que nós temos disponíveis, que nós indicamos para que fizesse parte do roteiro gastronômico”, explica.

Jackson conta, ainda, que a Sete tem preparado atividades gratuitas para os participantes, como city tours, passeios ambientais e culturais, além do estande no evento, com experiências em óculos 3D de atrativos turísticos, como a Serra do Divisor e o Rio Croa, além da Trilha Chico Mendes. “Para que os participantes, que nesse contexto são para nós turistas que estão fortalecendo a nossa economia, possam ter uma imersão na nossa cultura amazônica, na nossa cultura do Norte do Brasil e conheçam, portanto, a história do nosso estado do Acre, os povos que aqui vivem e as atividades que são desenvolvidas”, afirma.
The post GCF Task Force movimenta rede hoteleira e fomenta o turismo no Acre appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre