A Galeria de Arte do Palácio das Secretarias, em Rio Branco, recebe a exposição Caminho Delas, que estreou nesta sexta-feira, 7, e permanece aberta ao público até 6 de abril. A mostra, promovida pelo governo do Acre, por meio das secretarias de Administração (Sead) e de Planejamento (Seplan), conta com a curadoria de Glicério Gomes, da Associação de Artistas Plásticos do Acre (Aapa), e apresenta as obras de Josineide Lira.
Nascida em Sena Madureira e residente no Bujari, a artista encontrou na pintura uma forma de expressão e superação. Desde a infância, seu talento para o desenho encantava colegas e professores. De origem humilde, trabalhou como babá e empregada doméstica desde os 10 anos de idade, mas nunca abandonou o sonho de compartilhar suas criações com o mundo. Após enfrentar desafios pessoais, como a perda do marido e dificuldades financeiras, a artista viu na pintura um recomeço. Com o apoio de amigos e da Aapa, Josineide agora tem a oportunidade de expor sua arte ao público pela primeira vez.
A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, servidores e apreciadores da arte. Em seu discurso, a secretária adjunta de Gestão Administrativa da Sead, Keuly Costa, destacou a importância da iniciativa: “Esta exposição valoriza a história e a trajetória das mulheres acreanas, mostrando nossa cultura local com orgulho”.
Para a chefe de Gabinete da Sead, Paola Alencar, a exposição traz um significado especial: “É um privilégio prestigiar uma exposição totalmente inspirada em mulheres, especialmente nesta semana em que celebramos o Dia Internacional da Mulher. Nós, mulheres, que enfrentamos desafios diários, sabemos o quanto é valioso esse olhar sensível expresso na arte aqui apresentada. A artista nos presenteou com obras carregadas de sentimentos, tornando essa experiência ainda mais especial. Gratidão por esse presente”.

A exposição também reafirma o compromisso do governo estadual com o incentivo às artes plásticas no Acre. “Josineide Lira representa exatamente o que buscamos incentivar: o fortalecimento dos artistas locais, proporcionando visibilidade ao seu talento e trazendo obras maravilhosas para nossos espaços”, disse a servidora Yasmim Calixto, da Sead.
O talento de Josineide Lira
Em sua fala, a artista emocionou os presentes ao abordar sua relação com a pintura: “Desde criança, eu já gostava muito de pintar. Na escola, quando fazíamos trabalhos de arte, eu sempre produzia o meu e, muitas vezes, também ajudava meus colegas, porque eles gostavam do meu trabalho. No fim, tudo ficava muito parecido, quase como uma cópia, mas isso me motivava ainda mais”.

Josineide ressaltou que nunca teve estudo formal de arte, mas sempre aprimorou sua técnica por conta própria. “Foi a partir de 2015 que comecei a me dedicar mais e a perceber meu potencial. Agora estou me posicionando como artista e essa é a minha primeira exposição. Ainda não tenho experiência nessa área, mas quero aprender e crescer, porque realmente amo o que faço. É por isso que estou aqui hoje, compartilhando meu trabalho com vocês. Muito obrigada”, concluiu.
A exposição Caminho Delas em alusão ao Mês da Mulher, segue até abril, oferecendo uma imersão na história e na sensibilidade das obras de Josineide Lira.
Fonte: Agência de Notícias do Acre