Ao longo desta semana, a Escola Estadual Leôncio de Carvalho, localizada na região da Vila Acre, em Rio Branco, está realizando um conjunto de atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra, com diversos trabalhos apresentados por alunos do ensino fundamental, anos finais.
As atividades envolvem desde a produção de textos reflexivos, a elaboração de cartazes impactantes e a prática de jogo africanos tradicionais, passando pela criação de turbantes coloridos, apresentações teatrais e a confecção de bijuterias afro-brasileiras.
Entre os trabalhos, ainda a apresentação de moda afro, de comidas típicas africanas, músicas, jogos e a história dos negros escravizados no Brasil. “Essas atividades multidisciplinares envolvem os estudantes, motivando-os à aprendizagem e valorizando a cultura e os costumes afro”, explica a professora Renata Chaves.
De acordo com a docente, trata-se de um momento único, quando é possível celebrar a diversidade cultural dos povos africanos, além de promover a conscientização sobre a importância da história e a contribuição desses povos para a sociedade brasileira.
“Toda a escola está envolvida nas atividades do Mês da Consciência Negra e todos os alunos estão participando ativamente de tudo o que está sendo realizado, como os debates e as confecções dos adornos. Estamos fazendo um rodízio, para que todos tenham a oportunidade de participar e vivenciar este momento”, afirma Renata.
Fonte: Governo AC