InícioAcreEmpresários da indústria apostam na Expoacre para prospectar novos negócios

Empresários da indústria apostam na Expoacre para prospectar novos negócios

Incentivados pelos excelentes resultados da economia, empresários apostam em mais uma edição da Expoacre em Rio Branco para apresentar todo o potencial da indústria acreana. Ampliado, o Espaço Indústria vai reunir mais de 140 expositores, representantes de associações e federações, que foram recepcionados pelo governo, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Acre (Anac), bem como pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), durante um café da manhã nesta quarta-feira, 28, no Parque de Exposições Wildy Viana.

Setores da indústria acreana receberam o Kit Expositor para participação na Expoacre 2024. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Ao dar boas-vindas para o setor, o titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, destacou a política industrial fomentada pelo governo, com objetivo de estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico, além de ampliar a competitividade da indústria acreana.

“Vivemos um momento histórico de crescimento da economia acreana, que reflete o compromisso do governador Gladson Cameli e de toda a gestão pública na construção de um estado competitivo, inovador e na vanguarda da sustentabilidade”, acrescentou Mesquita.

Representando a Fieac, o assessor de relações institucionais Mozani Mariano agradeceu a todos os empresários que estão investindo na Expoacre. “É uma oportunidade de apresentar a vitrine da transformação. Temos a certeza de que, durante toda a feira, novos negócios serão prospectados para o fortalecimento da nossa economia. Queremos agradecer a todos que acreditam na Fieac e na política industrial do estado”, destacou.

Mais de 140 expositores vão participar da Expoacre 2024, representando a indústria do Acre. Foto Clemerson Ribeiro/Anac

De acordo a Seict, a expectativa é de superar os R$ 17 milhões movimentados no ano passado. O especialista em empreendimentos imobiliários Ricardo Leite falou que a presença na feira é importante para o empresário avaliar as condições de mercado: “Este ano vamos apresentar uma casa-modelo e a expectativa é de gerar bons negócios no ramo imobiliário”.

Mauro Bruno Correia vai participar pela primeira vez da maior feira de negócios do estado. Para ele, estar no Espaço Indústria é uma oportunidade para sua empresa ampliar o número de clientes. “Estamos esperançosos com a realização dessa feira, certamente sairemos daqui com novos clientes”, avaliou.

Espaço internacional

Outro destaque dado durante a apresentação do Espaço Indústria foi à área destinada aos expositores do Peru e da Bolívia. O coordenador de assuntos internacionais da Câmara Técnica do Comércio Exterior, Alejandro Salinas, garantiu a presença de 40 empresários das regiões de Puno, Arequipa e do Vale Sagrado dos Incas, com produtos hortifrútis, agroindustriais e artesanato.

Ecossistema de Negócios e Inovação ganhou destaque na ampliação do Espaço Indústria. Foto: Sabrina Salomon/Seict

“A cada ano ampliamos a vinda de empreendedores peruanos. Isso demonstra avanços na política de comércio exterior. A Expoacre é uma porta de entrada para atender o mercado do Norte, com mais de 30 milhões de habitantes. Esse trabalho do governo na fomentação do comércio bilateral é importante nesse intercâmbio comercial, que já apresenta resultados de importações e exportações”, disse Salinas.

Na área de inovação, o espaço tecnológico será apresentado por 14 expositores. A feira repete o sucesso dos jogos eletrônicos, com competições e o Campeonato Interbairros de Free Fire, além da participação da Associação de Nerds do Acre, com experiências incríveis dos melhores eventos nerds e geeks. O espaço também contará com apresentação inédita de aeromodelismo.

Programação com Peru e Bolívia vai garantir intercâmbio comercial entre empresários. Foto: Jairo Carioca/Seict

Com PIB de R$ 1,4 bi, a indústria acreana gera 16,5 mil empregos diretos. O setor com mais de 1.140 empresas de pequeno, médio e grande porte é responsável por 10,7% dos empregos formais em todo o estado.

Também prestigiaram a programação desta manhã o presidente do  Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), Alírio Vanderley Neto; a presidente do Procon, Alana Albuquerque; o presidente da Cageacre, Pádua Bruzugu; o coordenador adjunto da Expoacre, Julio Cesar Farias; a presidente da Agência de Negócios do Acre, Waleska Bezerra; e os presidentes de sindicatos da Fieac.

Fonte: Governo AC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA