A importância do apoio do governo estadual, em parceria com o governo federal, no reforço à intermediação do acesso ao trabalho e à qualificação profissional no Acre foi destacada pela servidora Jaqueline Castro, da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no estado, ao ser homenageada nesta quarta-feira, 9, em Brasília.
Jaqueline foi homenageada pelo Ministério do Trabalho e recebeu uma medalha e um certificado em reconhecimento aos cerca de 30 anos prestados ao Sine do Acre, que é coordenado localmente pelo governo do Estado, por meio da Seict. A homenagem ocorreu durante evento em comemoração aos 50 anos do Sistema, com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, quando também foram homenageados outros servidores antigos da área no país.
“Isso aqui é o resultado do que, ao longo dos anos, nós estamos fazendo junto com toda a equipe que faz parte do Sine”, disse a servidora. Ela lembrou que “o trabalho do Sine envolve recursos estaduais e federais”, destacou o apoio do governo estadual “para o resgate” do órgão, agradeceu ao governador Gladson Camelí e ao secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita, e anunciou melhorias com recursos alcançados junto ao governo federal.
Entre os recentes avanços garantidos pelo governo estadual, a servidora citou “a implementação de três polos digitais, um na Baixada da Sobral, um no bairro São Francisco e outro que deverá ser aberto no Centro, em Rio branco”. Do governo federal, citou R$ 1,18 milhão conseguidos recentemente para a construção da Casa do Trabalhador, prevista para ser inaugurada em fevereiro próximo, onde deverão ser oferecidos cursos de qualificação profissional.

A importância da parceria entre governos federal e estadual também foi destacada pelo ministro Luiz Marinho. “Estamos reconstruindo verdadeiramente a Rede (Sine). Meus agradecimentos aos parceiros, os estados, os grandes municípios que compõem essa rede, porque sozinhos, seguramente, não teríamos qualquer condição”, afirmou.
Referência
O assunto foi reforçado pelo secretário de Qualificação, Emprego e Renda do ministério, Magno Lavigne, que citou a parceria entre o governo do Acre e o governo federal como referência de união na área.

“O Sine, nos seus 50 anos, é uma instituição que funciona da parceria dos estados e municípios com o governo federal, a Rede Sine só existe porque tem essa unidade e a Rede Sine no Acre é uma referência do trabalho de unidade entre o governo federal com ação no Território”, afirmou.
Além de Jaqueline, outras três servidoras antigas do Sine participaram da solenidade e foram homenageadas pelo trabalho prestado ao órgão e ao Estado: Marinete Viana, Maria auxiliadora e Ana Holanda.

“Para nós é muito gratificante estar aqui, isso é o reconhecimento do nosso trabalho para a população”, disse Ana Holanda Angelim – de blusa marron na foto.
The post Coordenadora do Sine Acre é homenageada em Brasília e destaca parceria entre governos para ampliar acesso ao trabalho appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre