O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Saúde (Sesacre), Educação e Cultura (SEE) e Comunicação (Secom), está apoiando o projeto Todos Contra o Aedes Aegypti, reforçando o compromisso com a prevenção, a conscientização e o cuidado com a saúde da população acreana. Os municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul recebem nesta segunda, 26, e terça-feira, 27, respectivamente, o lançamento do projeto, realizado pelo Instituto Sapien em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
A ação tem como meta capacitar professores da Rede Pública nos aspectos técnicos e pedagógicos, além de envolver de forma efetiva os estudantes do Ensino Fundamental no enfrentamento contínuo ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As atividades começam por Mâncio Lima, com o lançamento na Escola Padre Edson de Oliveira Dantas. Já Cruzeiro do Sul receberá a programação na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acecs). Após os lançamentos, os educadores participarão de oficinas com orientações, materiais didáticos específicos e uma plataforma online de apoio, que servirão de base para aplicar os conteúdos dentro da sala de aula.

Os discentes receberão livros com jogos interativos, atividades com equipamentos de tecnologia de realidade virtual aumentada, vídeos educativos, cartilhas com todas as informações sobre o mosquito e as doenças transmitidas, adesivos e carteirinhas de combatente ao final de cada qualificação. A partir disso, os estudantes adotarão medidas preventivas para evitar a proliferação do vetor em diversos ambientes de convivência social, além das escolas.
O projeto também prevê a realização de visitas domiciliares dos alunos acompanhados por agentes de endemias, concursos culturais com premiações em dinheiro, apresentações teatrais e gincanas, sempre com foco no engajamento por meio da conscientização.
Para o presidente do Instituto Sapien, Lucas Varela, aliar educação e saúde é uma estratégia eficiente e certa que trará resultados concretos. “É um projeto contínuo, de médio a longo prazo, por entendermos que essa transformação se dá através de uma geração consciente. Após passarem por formação, os professores aplicarão o conteúdo em sala para que os alunos possam absorver esse conhecimento e aplicá-lo dentro de casa, na rua, na escola e em todo lugar”, afirmou.
Nas palavras da gestora da Sesacre no Juruá, Diani Carvalho, o governo sempre está em sintonia com os projetos que buscam melhorar a vida das pessoas. “A sesacre, assim como todas as secretarias do governo, sempre está disposta a colaborar com as entidades, no intuito de promover mais saúde e bem estar para a população”, afirmou.

O projeto conta com a participação direta das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Comunicação. Informações complementares estão disponíveis no site: www.todoscontraoaedesaegypti.com.br, onde é possível acompanhar os resultados obtidos em outras cidades do Brasil onde o projeto já foi realizado e o andamento da iniciativa nos municípios do Acre.
The post Com apoio do Estado, projeto Todos Contra o Aedes Aegypti chega a Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul na próxima segunda e terça appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre