A união de amor, cidadania e dignidade marcou o encerramento da edição do Projeto Cidadão em Cruzeiro do Sul, neste domingo, 6, com a realização do casamento coletivo de 405 casais durante a Expoacre Juruá 2025. A ação foi promovida pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Cruzeiro do Sul e diversas instituições parceiras. A cerimônia ocorreu no estádio Arena do Juruá, espaço ambientado para receber centenas de casais, familiares e autoridades.
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, prestigiou a cerimônia e participou da celebração junto à coordenação do Tribunal de Justiça. Em sua fala, ela destacou o simbolismo da ação para a população e reforçou o compromisso do governo em apoiar iniciativas que promovam inclusão e valorizem as famílias acreanas. “Esse casamento coletivo deve ser celebrado, em primeiro lugar, pelos princípios e valores que são ensinados para cada homem e mulher, segundo pelos 30 anos de cidadania que o Projeto Cidadão leva para os lugares e pessoas mais vulneráveis do nosso Estado, presente para cada um de nós como instrumento de cidadania, igualdade e justiça social”, destacou Mailza Assis.
Vestidos a caráter, noivos de todas as idades, como Raimundo Carlos da Silva e Francisca Elza de Souza, que após 60 anos de união religiosa, oficializaram sua união civil com emoção e alegria. “A gente casou na igreja, criou nossos filhos e netos juntos, e hoje estamos felizes por finalmente assinar os papéis. Deus quis que fosse agora, e é uma bênção”, disse Francisca, ao lado do esposo emocionado.

Durante a cerimônia, o desembargador Samuel Evangelista, coordenador do Projeto Cidadão, destacou que o evento é fruto de um trabalho conjunto que há 30 anos leva serviços essenciais às comunidades mais distantes, com foco em cidadania e inclusão. “O casamento coletivo é uma das ações mais simbólicas que realizamos. As pessoas esperam essa oportunidade, confiam no projeto, e nós, como Judiciário, nos sentimos honrados em sair dos gabinetes para ir ao encontro da população. É um gesto de justiça e amor”, explicou.

As inscrições para o casamento coletivo foram abertas no mês de junho e, inicialmente, estavam disponíveis 300 vagas. Devido à grande procura, o número foi ampliado, contemplando ao final 405 casais, todos residentes de Cruzeiro do Sul.
Para o casal Fernanda Morais e Carlos Rodigues, que aguardavam há mais de seis anos a chance de oficializar a relação, a oportunidade foi recebida com alegria e gratidão. “Era um sonho. Lutamos muito até aqui. O coração acelerou na hora do sim. Agradecemos a Deus e ao Projeto Cidadão por esse presente. Agora é seguir planejando o futuro e construir nossa família”, disse Fernanda, emocionada.

Além do casamento, o Projeto Cidadão ofereceu dois dias de atendimentos gratuitos na Escola Estadual Comandante Braz de Aguiar, com emissão de documentos, serviços de saúde, atendimentos jurídicos, orientações sociais e atividades culturais. As ações aconteceram nos dias 4 e 5 de julho, como parte da programação da Expoacre Juruá.
A iniciativa contou com a participação de diversos órgãos e entidades, como o Ministério Público, Defensoria Pública, governo do Acre, cartórios, Polícia Civil, Policia Militar, Previdência Social, Incra, Energisa, Superintendência Regional do Trabalho Corpo de Bombeiros, secretarias estaduais e municipais, reafirmando o espírito colaborativo que torna o Projeto Cidadão um dos programas sociais mais bem-sucedidos do Acre.
The post Com a presença da vice-governadora Mailza, governo do Estado e Projeto Cidadão celebram a união de 405 casais na Expo Acre Juruá appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre