O Acre segue conquistando espaço no cenário nacional da cafeicultura de qualidade. Quatro produtoras do estado estão entre as 100 melhores produtoras mais bem avaliadas no Florada Premiada, concurso que reconhece os melhores cafés cultivados por mulheres em todo o Brasil. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), nesta sexta-feira, 19.
O resultado coloca mais uma vez o Acre em evidência no concurso, mostrando a força e a qualidade do café produzido na região, além de reforçar o protagonismo feminino na agricultura. Duas dessas produtoras são do município de Porto Acre, um polo que vem se consolidando na produção de cafés especiais.
O Florada Premiada é considerado o maior concurso de qualidade de café produzido por mulheres no país. Além de dar visibilidade às produtoras, a iniciativa valoriza a dedicação, a técnica e a paixão de mulheres que estão transformando a cafeicultura brasileira.
O secretário de Agricultura, Luís Tchê, ressaltou a relevância da conquista para o estado e destaca o crescimento da cafeicultura no Acre na gestão do governo Gladson Camelí.
“Esse resultado mostra a força da nossa agricultura e, principalmente, o protagonismo das mulheres na produção de cafés especiais. As nossas produtoras levaram o nome do Acre para um dos concursos mais importantes do Brasil, o Florada Premiada, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós. O governo do Estado tem trabalhado para dar suporte técnico e estrutural ao setor, e ver essas mulheres entre os melhores cafés do Brasil é a certeza de que estamos no caminho certo”, disse.

Emocionada com a conquista, a produtora de café Maria do Socorro Pontes contou como recebeu a notícia de estar entre os melhores cafés do Brasil no concurso Florada Premiada.
“Para mim tem sido um privilégio muito grande receber essa notícia, de estar entre os 100 melhores. No início, até tentei me inscrever, mas não consegui. Foi só de última hora que deu certo. E mesmo assim, sinto que ainda poderia ter melhorado mais esse café. Então, chegar a esse resultado foi realmente uma surpresa muito especial”, destacou.
Com cafés cada vez mais reconhecidos, o Acre mostra que tem muito a oferecer quando o assunto é sabor, aroma e qualidade na xícara.
As representantes acreanas são:
Maria do Socorro Pontes do município de Porto Acre.
Nathalia Santos, também do município de Porto Acre.

Laires Maria Nascimento das Chagas, produtora de café do município de Cruzeiro do Sul.

Belmina Oliveira da Silva Santos, do município de Brasileia.

The post Cafeicultoras acreanas se destacam mais uma vez no concurso Florada Premiada appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre