InícioAcreBrasil e Bolívia avançam no projeto da ponte sobre Igarapé Rapirrã, gerando...

Brasil e Bolívia avançam no projeto da ponte sobre Igarapé Rapirrã, gerando integração e desenvolvimento

O processo de integração entre Brasil e Bolívia deu mais um passo importante nesta terça-feira, 25, com a realização da 3ª Reunião da Comissão Mista Brasil-Bolívia, destinada a planejar a construção da ponte sobre o Igarapé Rapirrã, localizado na divisa entre os países. O encontro foi realizado em Plácido de Castro, no Acre, e reuniu autoridades dos dois países para tratar de soluções para a infraestrutura da região fronteiriça.

Reunião para construção da ponte sobre o Igarapé Rapirrã foi em Plácido de Castro. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Além das discussões políticas e institucionais, o evento incluiu uma visita técnica à atual ponte sobre o igarapé, estrutura que, apesar de ser essencial para o fluxo diário de cerca de 500 brasileiros por dia, apresenta limitações graves, como a passagem de apenas um veículo por vez e vulnerabilidade a alagamentos. Durante o inverno amazônico, a cheia da via fluvial já ocasionou o fechamento temporário da ponte, impactando o comércio e a mobilidade da população.

O encontro reforçou o compromisso dos governos brasileiro e boliviano em viabilizar a construção da nova ponte internacional, um projeto firmado entre os dois países desde 2007. Com a crescente demanda econômica e social na região, a estrutura se tornou uma necessidade urgente, especialmente para os estudantes brasileiros que frequentam a Universidad Amazónica de Pando, em que 95% dos alunos são brasileiros, principalmente no curso de medicina.

Governo reforçou acesso a atual ponte, mas eventos climáticos comprometem estrutura que ficou submersa devido às chuvas. Foto: Alisson Oliveira/Secom

Acre compartilha compromisso

Representando o governador do Acre, Gladson Camelí, o coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros, destacou que a construção da nova ponte não é apenas um projeto de infraestrutura, mas uma estratégia de fortalecimento das relações comerciais e sociais entre Brasil e Bolívia.

“O governo do Estado já adota como política essa integração, tanto internamente quanto nas nossas fronteiras. Aqui, por exemplo, os comerciantes de Plácido de Castro vendem muito para a Vila Evo. Fortalecer esse intercâmbio ajuda a desenvolver a economia do Acre. O governador Gladson tem determinado que sua equipe busque todas as formas de viabilizar essa ação, e estamos comprometidos em avançar nesse projeto”, afirmou Ítalo.

Coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros reafirma compromisso do governo pela integração. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Também presente no evento, o prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva, reforçou a necessidade da obra para facilitar a vida de quem atravessa a fronteira diariamente. “Essa relação entre as cidades já existe, mas precisa ser fortalecida. O governo do Acre já pavimentou até a beira do rio, mas, do lado da Bolívia, os estudantes ainda enfrentam dificuldades para chegar à universidade por conta das condições precárias da estrada. Precisamos resolver esses entraves para garantir melhor qualidade de vida para todos”, afirmou.

Para o governador de Pando, Regis Richter, a importância da cooperação entre os países é fundamental para a resolução definitiva dos problemas da região: “Estamos reforçando esse compromisso, porque queremos unificar essa região. A construção da nova ponte é fundamental para garantir acessibilidade, melhorar o trânsito de brasileiros e bolivianos e fortalecer o desenvolvimento econômico dos dois lados da fronteira”.

Governador de Pando, Regis Richter (ao centro): “Queremos unificar essa região”. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A reunião contou com a presença de diversas instituições governamentais, inclusive federais, representantes do Ministério da Integração do Brasil, das chancelarias dos dois países, além de representantes das secretarias de Estado do Acre nas áreas de turismo, meio ambiente, saúde e segurança pública.

Ponte como motor do desenvolvimento

Para além das decisões políticas, a nova ponte representa um impacto direto na vida dos moradores e empreendedores locais. Um exemplo disso é Francisco Ribeiro, empresário do ramo de alimentação em Plácido de Castro, que vê na estrutura um elemento essencial para manter seu empreendimento atuante.

“Essa ponte é de extrema importância. Eu dependo dela para sobreviver, porque a maioria dos meus clientes vêm de Rio Branco, Porto Velho e outras cidades do Acre e Rondônia, para comprar na Bolívia, e acabam consumindo aqui também. E não sou só eu que dependo disso: a economia inteira da cidade gira em torno desse fluxo. A construção da nova ponte é essencial para garantir que esse comércio continue forte e para trazer mais segurança para todos”, explica o empresário.

“A economia inteira da cidade gira em torno desse fluxo”, diz empresário Francisco Ribeiro, de Plácido de Castro. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Francisco também destacou as melhorias que já foram feitas pelo governo do Acre na infraestrutura local, como o asfaltamento do acesso à ponte e a presença da Polícia Militar na região. “Antes era um transtorno para atravessar, principalmente na época de chuvas. Já houve dias em que precisei ajudar clientes a sair da lama. Agora, com o asfalto que o governo colocou, ficou muito melhor”, celebra.

Histórico e próximos passos

A construção da nova ponte sobre o Igarapé Rapirrã foi formalmente estabelecida em um acordo bilateral assinado entre Brasil e Bolívia em 2007, e posteriormente promulgado pelo Decreto nº 7.761/2012. Durante a reunião, foram discutidos ajustes técnicos, financiamento e cronograma para viabilizar o início da obra. O último encontro para falar sobre a ponte foi em 2016, em Brasília (DF).

A programação do encontro incluiu apresentações do Estado da situação da ponte por representantes dos governos estadual, municipal e do Departamento de Pando, além da troca de ideias entre as delegações e a assinatura da ata da 3ª Reunião da Comissão Mista.

Universidade na vila Puerto Evo Morales tem 80% de estudantes brasileiros.  Foto: Ingrid Kelly/Secom

Com a crescente demanda e os desafios enfrentados pela atual estrutura, a expectativa é que as negociações avancem de forma mais ágil para que, em breve, os moradores de Plácido de Castro e Puerto Evo Morales possam contar com uma nova e moderna ponte, impulsionando o desenvolvimento e a integração entre os dois países.









The post Brasil e Bolívia avançam no projeto da ponte sobre Igarapé Rapirrã, gerando integração e desenvolvimento appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA