InícioAcre‘Acre reafirma seu compromisso com a COP30’, diz Gladson Camelí durante Fórum...

‘Acre reafirma seu compromisso com a COP30’, diz Gladson Camelí durante Fórum Nacional de Governadores em Belém

Para discutir a atuação e articulação dos estados e do Distrito Federal para a Cúpula Climática da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP30, que reúne 196 países, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, no Parque da Cidade, em Belém (PA), com a participação do governador do Acre, Gladson Camelí, a 17ª Reunião do Fórum Nacional de Governadores.

Bastante entusiasmado, o governador parabenizou a imensa mobilização do governo do Pará e do governo federal pela estruturação da capital paraense, bem como de todo o estado, para a realização do evento e afirmou que não há dúvida da união e do intenso trabalho de todos os estados pelo sucesso da COP30.

Governador Gladson Camelí (ao centro), reafirmou o compromisso e apoio do Acre para a realização da COP30 no Pará. Foto: Pedro Devani/Secom

“Estamos aqui para reafirmar o compromisso e apoio do Acre para a realização da COP30 no Pará, que, como bem destacou o governador Helder [Barbalho, do Pará], será a COP do Brasil para todo o mundo. Na ‘nossa casa Amazônia’, a estratégia do Acre é sempre atuar em consonância com o posicionamento estratégico e as ações articuladas do Consórcio da Amazônia Legal, que demonstra o compromisso para a redução do desmatamento e a promoção de uma economia de baixo carbono sustentável e inclusiva”, disse Camelí.

Reunião dos governadores contou com a presença de representantes de 22 estados. Foto: Pedro Devani/Secom

Com o objetivo de construir uma agenda federativa para realização da conferência, que transcorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro, a reunião dos governadores contou com a presença de representantes de 22 estados, além da participação do presidente da COP30 e negociador-chefe no Brasil nas Conferências do Clima, embaixador André Corrêa do Lago, que também é secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores.

O anfitrião, governador Helder Barbalho, agradeceu a presença de várias autoridades no evento, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, deputado Chicão; e do prefeito de Belém, Igor Normando; e fez uma extensa apresentação aos presentes das várias obras estruturantes que ampliarão significativamente a infraestrutura de Belém para receber os 50 mil visitantes aguardados para a COP30.

Governador do Pará, Helder Barbalho (ao centro), agradeceu a presença de várias autoridades. Foto: Pedro Devani/Secom

Segundo Barbalho, as obras para COP30 estão gerando mais de cinco mil empregos diretos e beneficiando cerca de 900 mil pessoas, frisando que o Parque da Cidade será a Cidade da COP, numa área de aproximadamente 550 mil m², que também passa por uma ampla reestruturação de arquitetura e engenharia civil.

Para atender o púbico aguardado para a conferência, estão sendo preparados 63.871 leitos, incluindo hotéis, navios, escolas, igrejas, motéis, acomodações indígenas, espaços das Forças Armadas, sendo que a oferta cobre a demanda de estadias da última edição da COP, realizada em 2024 em Baku, no Azerbaijão.

“Estamos fazendo o possível para que o Brasil protagonize o debate sobre meio ambiente no momento em que se discute a floresta, as ilegalidades ambientais, diversas negociações sobre ativos florestais, e isso coloca o país no centro desse debate, devido à relevância da realização da COP30 na Amazônia”, disse o gestor.

Segundo o governador paraense, o que se quer é fazer do evento climático a construção de um novo tempo sobre o olhar para o meio ambiente. “Estamos fazendo chamamentos para as realidades da Amazônia, que tem problemas sociais e urbanos, e queremos mostrar isso para que todos compreendam que se faz necessário compreender que não há justiça climática sem justiça social”, afirmou.

Embaixador André Corrêa do Lago destacou que a COP é o maior evento diplomático do mundo. Foto: Pedro Devani/Secom

Em sua fala, André Corrêa do Lago destacou que a conferência é o maior evento diplomático do mundo, um evento que ampliou sua importância ao longo dos anos e que o Brasil está apresentando soluções sustentáveis para vários desafios, o que tem sido uma referência para muitos países.

Tecendo elogios ao compromisso do governo do Brasil e dos estados da Amazônia, principalmente o Pará, Lago convidou todos para divulgação maciça da COP30, destacando que desenvolvidos ou subdesenvolvidos, todos os países que participam do evento podem contribuir significativamente para sua disseminação de forma positiva.

Corrêa do Lago lembrou, ainda, que é fundamental que os estados participem ativamente da COP30, tendo em vista o papel extraordinário para apresentação de soluções e a necessidade de união entre todas as regiões do país pelas melhores respostas aos desafios impostos à realização do evento.

Por motivos de saúde, o governador do Distrito Federal, Ibanês Rocha, coordenador do Fórum Nacional de Governadores, não esteve presente na reunião.

















The post ‘Acre reafirma seu compromisso com a COP30’, diz Gladson Camelí durante Fórum Nacional de Governadores em Belém appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA