InícioAcreAcre participa de reunião com governadores na Bolívia para debater nova economia...

Acre participa de reunião com governadores na Bolívia para debater nova economia florestal

Na Bolívia para participar de intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF), a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou, nesta terça-feira, 23, da Reunião Bilateral de Nivelamento com Governadores, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, em agenda de encontro que se estende até sexta-feira, 26.

A discussão foi conduzida pelo diretor executivo do GCF global, William Boyd. Participam do intercâmbio líderes e comunidades de governos subnacionais, além de financiadores de projetos ligados à sustentabilidade. Com foco na gestão florestal e na mitigação climática, a reunião teve por tema  “Construindo uma nova economia florestal”.

Vice-governadora destacou que governo do Acre é pioneiro em políticas ambientais, com mais de 85% de floresta preservada. Foto: Assessoria GCF

Mailza Assis relatou os resultados que o Acre teve no ano passado e reforçou a importância do intercâmbio para a troca de experiências relacionadas à agenda ambiental.

“Diálogos e troca de experiências são necessários para evoluir e avançar mais na política ambiental. Apresentamos exemplos que já deram certo em nosso estado, como a regularização ambiental e o projeto da criação do Parque Biotecnológico, visando explorar a rica biodiversidade do Acre e a variedade de produtos da sociobiodiversidade, como açaí, borracha, castanha e óleos naturais, base forte para impulsionar a economia local e das comunidades”, disse.

A vice-governadora observou ainda que a integração com a agenda da Amazônia 2030 e o fortalecimento do associativismo e o cooperativismo vai impulsionar esse desenvolvimento. “Estamos bem posicionados para liderar essa transição, somos pioneiros em políticas ambientais, com mais de 84% de floresta preservada e estamos no rumo de desenvolver um modelo econômico que traga renda e melhoria de vida às pessoas e suas comunidades”, afirmou.

Encontro reuniu governadores do Acre, Rondônia, Peru, Bolívia e Colômbia. Foto: Assessoria GCF

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Julie Messias, presidente do GCF Brasil, também participou da reunião, além do vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves.

Pela Bolívia, participaram os governadores Regis Richter, de Pando; Mario Aguilera, de Santa Cruz; e Óscar Montes, de Tarija; pela Colômbia, Luis Ruiz, de Caquetá; pelo Peru, Antonio Pulgar, de Huánuco; Jorge Chávez, de Loreto; Manuel Gambini, de Ucayali; e Leyda Rimarachin, de Amazonas.

A agenda conta com diversas reuniões e, entre os destaques, há a Reunião de Intercâmbio Técnico Voltado para o Futuro, abrangendo desde abordagens inovadoras à gestão florestal e à mitigação climática até à incorporação de conhecimentos indígenas em estratégias sustentáveis. O encontro também explorará tecnologias na luta contra o desflorestamento e pela promoção da biodiversidade.

Vice-governadora do Acre, Mailza Assis, participou, nesta terça-feira, 23, da Reunião Bilateral de Nivelamento com Governadores. Foto: Assessoria GCF

Programa Amazônia +

Ainda nesta terça, a vice-governadora e a secretária Julie Messias participaram da Reunião do Projeto Amazônia+, programa da União Europeia supervisionado por agências de desenvolvimento francesas, italianas e espanholas.

O objetivo da agenda, entre outras temáticas, foi discutir o potencial de financiamento para jurisdições amazônicas e o interesse em apoiar os esforços do GCF na bacia amazônica.

Julie Messias abordou a importância do financiamento climático e a relevância dos estados nesse processo. “As janelas de oportunidades de acesso a financiamento pelos estados são fundamentais para a efetivação de ações climáticas. Os estados desempenham um papel-chave na formulação e implementação de políticas ambientais e de desenvolvimento sustentável. O Acre vem criando programas específicos, estabelecendo metas e incentivos para mobilizar recursos locais e regionais para iniciativas climáticas. Nossa atuação tem atraído investimentos privados e parcerias estratégicas, ampliando ainda mais o impacto das nossas ações, a exemplo do Fundo Amazônia, recém-assinado, de quase 100 milhões de reais”, destacou.

Fonte: Governo AC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA