InícioAcreAcre está entre os 10 estados que registraram maior volume de vendas...

Acre está entre os 10 estados que registraram maior volume de vendas do varejo em fevereiro

Com índices recorrentemente positivos, o Acre vem comemorando nos últimos meses o aumento nas vendas do varejo e também do varejo ampliado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na pesquisa, divulgada na última quinta-feira, 11, o estado compõe os dez que registraram o maior volume de vendas do ramo. Os dados comparam o mês de fevereiro deste ano com o do ano passado, tendo um índice de 9,5%, maior até que o nacional, que fechou o período com 8,2%.

Vendas do comércio varejista têm registrado alta nos últimos meses no Acre, aponta IBGE. Foto: Acervo Secom

Já o comércio varejista ampliado aparece com uma taxa de 4,4%. O levantamento também traz dados comparando as taxas entre janeiro e fevereiro, que registram também variação positiva, sendo 1,5% e 3% no varejo e varejo ampliado, respectivamente.

O comércio varejista inclui itens como combustíveis e lubrificantes; mercados, tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, perfumaria; livros, jornais, revistas e papelaria; equipamentos para escritório, informática e comunicação; e outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Já o comércio varejista ampliado, além desses itens, inclui veículos, motocicletas, partes e peças; atacado e varejo de material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

O fortalecimento do ambiente de negócios no Acre impacta diretamente esses números. O titular da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanípal Mesquita, destaca que as obras realizadas em todo o estado também têm contribuição para esses números, uma vez que geram trabalho e renda.

Outra questão essencial, segundo ele, é a manutenção da folha de pagamento. “A construção civil tem sido retomada e os programas que temos de incentivo à indústria, como o Programa de Estímulo à Construção Civil e Geração de Emprego e Renda (PEC-GER), vêm motivando os setores moveleiro, de alimentos e de confecções. Isso, somado ao otimismo, no setor empresarial, faz com que as coisas aconteçam, as pessoas invistam mais e a dinâmica da economia melhore”, pontua.

Acre como canteiro de obras

A gestão do governador Gladson Cameli tem focado em grandes obras, que impactam diretamente na geração de empregos e movimentam a economia, não só da construção civil, mas também de outros segmentos, como serviços e outros setores.

Um levantamento mostra que o Acre tem 126 grandes obras entregues e ainda 444, entre as que estão em andamento, projetos aprovados e em planejamento.

“Temos nos empenhado nos últimos anos em atender as principais necessidades do povo acreano, possibilitando não apenas um ambiente adequado ao atendimento, mas, paralelo a isso, ampliando nossos serviços, reconhecendo nossos servidores e gerando emprego e renda. A nossa resposta tem sido trabalho, com reformas, inauguração de pontes e pavimentação. Temos muito ainda para fazer e, assim como tem sido nos últimos anos, vamos continuar avançando na infraestrutura do nosso estado, tentando atender a todos os setores possíveis”, garante Cameli.

Fonte: Governo AC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA