Você conhece caviar acreano feito de tucupi ou já comeu peixe moqueado? Já usou ou conhece as propriedades terapêuticas de plantas da Amazônia, como a copaíba? Sabe como usar a tecnologia para facilitar o descarte de lixo industrial como fogões e geladeiras? Ou, para relaxar, gosta de se banhar no rio, sabe o que fazer para preservá-lo e até se arrisca a fazer pinturas usando tinturas naturais da terra?
Pois essas são algumas das novidades de quatro projetos desenvolvidos por estudantes do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) — autarquia do governo do Estado —, que foram selecionados e estão sendo apresentados na 5ª edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, aberta nesta terça-feira, 7, em Brasília. A promoção é do Ministério da Educação e visa ampliar informação e o intercâmbio de iniciativas inovadoras.
Os projetos do Acre aliam saberes tradicionais e produtos locais à tecnologia na culinária, como o peixe moqueado e o caviar de tucupi; saúde, com o biogel fitoterápico, que usa extratos de plantas como a copaiba e a flor do jambu; e meio ambiente, com um filme de curta-metragem sobre o Rio Acre usando pinturas feitas com pigmentos naturais como o do urucum e da argila; além de um aplicativo de internet que direciona o descarte adequado de geladeiras e fogões, por exemplo.
Potencial
“São projetos que agregam os saberes tradicionais e os produtos da nossa região à inovação tecnológica com amplo potencial de serem replicados no país”, afirmou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, que participou do evento. Ele ressaltou “a importância das iniciativas especialmente na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, seja emprego formal ou empreendedorismo”, além dos ganhos para o estado e o país.

A coordenadora de ensino do Ieptec, Mara Lima, adiantou que o objetivo é transformar essas experiências em startups — pequenos negócios iniciantes e inovadores que são apoiados por um período — com o monitoramento do Ieptec durante dois anos.
“Todos eles têm futuro, têm planos e nós queremos ajudá-los nesse trabalho”, afirmou Mara, lembrando que “a educação profissional é preparar o estudante para o mundo do trabalho e é isso o que está sendo feito em Brasília, com esses projetos inovadores”.

Os projetos
Peixe moqueado – Foi desenvolvido por estudantes da Escola de Gastronomia e Hospitalidade Miriam Assis Felício e busca conciliar o método tradicional indígena do moqueado na preservação e preparo do peixe, por meio da defumação lenta, com procedimentos contemporâneos da culinária molecular. Entre as inovações apresentadas está o caviar de tucupi feito com esferas (bolinhas) do produto reduzido.
Biogel fitoterapêutico – Desenvolvido por estudantes da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, o projeto também une saberes tradicionais e recursos naturais amazônicos com o conhecimento científico e a inovação tecnológica na produção de um gel para cicatrização de feridas, abscessos e lesões cutâneas. Usa princípios de plantas como a copaiba, extrato de folhas e casca de cajueiro e óleo essencial da flor do jambu.
O menino e o rio – É um filme de animação em curta-metragem produzido por alunos do curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, da Usina de Arte João Donato. Usa a técnica stop motion com cenários pintados em aquarela usando pigmentos naturais extraídos de produtos como o urucum e a argila. Conforme o Ieptec, a produção mostra, de forma poética, os impactos das mudanças climáticas nas comunidades ribeirinhas e a importância do reflorestamento.
Recycle CZS – Esse projeto foi desenvolvido por alunos do curso técnico em Comércio Exterior e Computação Gráfica do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) Ceflora, de Cruzeiro do Sul. Eles criaram um aplicativo que direciona todas as etapas de descarte correto de produtos como geladeiras, fogões, colchões, pilhas e baterias. E pode ser utilizado gratuitamente pela comunidade, empresas de reciclagem e pelo poder público por meio do link https://recycleczs.site/.

Os projetos estão sendo apresentados por estudantes e respectivos instrutores do Ieptec no estande do governo do Acre no estádio Mané Garrincha, onde ocorre o evento que conta com a apresentação de diversas iniciativas desenvolvidas no país. O evento prossegue até esta quinta-feira, 9.
The post Acre apresenta projetos inovadores desenvolvidos por estudantes do Ieptec em evento nacional de educação profissional em Brasília appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre