InícioAcreAcre apresenta oportunidades do turismo de aventura no 3º Congresso Brasileiro de...

Acre apresenta oportunidades do turismo de aventura no 3º Congresso Brasileiro de Trilhas

Localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes e com mais de 100 km divididos em dois trechos, a Trilha Chico Mendes, uma das maiores do Brasil, foi apresentada pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), como oportunidade de turismo de aventura do estado, no 3º Congresso Brasileiro de Trilhas, em São Paulo (SP).

Realizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas, o evento aconteceu entre quinta-feira, 14, e domingo, 17, no Parque Ibirapuera, e teve a presença de uma comitiva acreana composta por servidores da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), do Instituto Chico Mendes de Conservação do Meio Ambiente (ICMBio) e da Representação do Estado do Acre em Brasília (Repac).

Representantes da Sete, Repac e ICMBio formaram comitiva para apresentar a Trilha Chico Mendes no 3º Congresso Brasileiro de Trilhas. Foto: cedida

“A Sete tem desenvolvido um trabalho de diagnóstico para reestruturação da Trilha Chico Mendes para desenvolvimento do turismo. Nesse sentido, encaminhamos o técnico responsável, Francismay Costa, para participação no Congresso Brasileiro de Trilhas a fim de receber capacitações, por meio de palestras, cursos, trocas de experiências e outras formações que serão essenciais para aplicação no trabalho feito aqui”, destacou o chefe do Departamento de Gestão de Turismo da Sete, Jackson Viana.

Alexandre Sampaio, servidor do ICMBio, também abordou projetos do Acre apresentados na COP29, no Azerbaijão. Foto: cedida

Presente no evento, Francismay Costa, turismólogo e técnico administrativo da Sete, destacou que a participação da secretaria no congresso é uma forma de intercâmbio de conhecimento de projetos na área do Turismo de Base Comunitária, realizados em Unidades de Conservação, principalmente aqueles voltados para o trabalho de trilha de longo curso.

“Queremos multiplicar experiências nas Unidades de Conservação no nosso estado e também apresentar os trabalhos da Trilha Chico Mendes, apresentar os projetos futuros de ampliação da trilha e buscar parcerias para o fortalecimento de implantação dos novos projetos, como a abertura da trilha de Santa Raimunda do Bonsucesso, o fortalecimento do turismo de observação de aves e a construção de torres para observação dos geoglifos”, destacou o servidor.

Turismólogo e técnico administrativo da Sete, Francismay Costa, destacou a importância da Trilha Chico Mendes. Foto: cedida

Em parceria com a Sete, técnicos do ICMBio e Repac também contribuíram com a apresentação de materiais sobre a Trilha Chico Mendes, de forma a valorizar a trilha no cenário nacional: “É uma oportunidade única de colocar esse importante atrativo turístico de volta ao mapa nacional de trilhas de longo curso, em parceria com a rede brasileira de trilhas, que é promotora do congresso”, destacou Jackson Viana.

Mauro Pires, presidente do ICMBio, visitou o estande do Acre. Foto: cedida

Também estiveram presentes: Fernando França Maia, analista ambiental do ICMBio e responsável pela agenda de uso público da reserva extrativista Chico Mendes; Cibele Ferreira Correia, técnica ambiental e responsável pela agenda socioambiental do ICMBio e organização comunitária na reserva extrativista Chico Mendes; e Leandro Naveca, da representação do Estado do Acre em Brasília e parceiro na construção do desenvolvimento de operacionalidade da Trilha Chico Mendes.

Fonte: Governo AC

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA