Comissão e Comitê do Selo Município Amigo do Futuro alinham metodologia e metas de avaliação
Comissão e Comitê do Selo Município Amigo do Futuro alinham metodologia e metas de avaliação
13 Visualizações
Publicado: 31 de outubro de 2025 – Última Alteração: 31 de outubro de 2025

Reunião definiu indicadores sociais do Eixo I e percentuais de pontuação do programa TCE de Olho no Futuro
Representantes do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) que compõem a Comissão Técnica e o Comitê Institucional de Avaliação dos Indicadores Sociais no âmbito do Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância se reuniram nesta sexta-feira, 31, para alinhar os índices que serão considerados e validados na pontuação do Selo Município Amigo do Futuro – Quarta Fase.
Esta é mais uma etapa do Programa, que busca consolidar dados de ações nos eixos da saúde, educação e cidadania promovidas pelos municípios na primeira infância e suas famílias.
No encontro, os integrantes da Comissão e do Comitê — composto por representantes das Secretarias de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça e da Setas — detalharam os pontos dos indicadores sociais do Eixo I que serão avaliados. A equipe esclareceu dúvidas, debateu metas, metodologia e os percentuais mínimos que serão utilizados como base para a pontuação.
O presidente do Tribunal, conselheiro Alberto Sevilha, agradeceu o empenho de todos os envolvidos e enfatizou que o objetivo do programa é diagnosticar resultados e melhorar a realidade das crianças tocantinenses nesta fase de suas vidas.
A reunião foi mediada pela diretora-geral de Controle Externo, Dênia Luz, integrante da Comissão de Avaliação, além das coordenadoras técnicas do Aliança pela Primeira Infância, Thalyta Fernandes, que, em conjunto com o Comitê, estabeleceram critérios e metas que serão validados durante a mensuração dos dados.
Dia D em Palmas
Ainda pela manhã, o presidente Alberto Sevilha e o conselheiro José Wagner Praxedes receberam os secretários municipais de Palmas para alinhar estratégias para a execução do Dia D, que ocorrerá no dia 29 de novembro, nos 133 municípios, simultaneamente (Miracema, Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguatins e Araguaína foram municípios-polo e já realizaram o evento).
Praxedes, relator do município, colocou a equipe do TCE à disposição para esclarecer dúvidas dos secretários e nortear as ações. O conselheiro destacou que acredita no empenho e na atuação dos entes municipais na mobilização para este grande dia de promoção de serviços à sociedade.
Participaram deste segundo encontro a secretária municipal da Mulher e de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos; a secretária de Saúde, Dhieine Caminski; a secretária-executiva de Educação, Cândida Cecília; Ana Cláudia Gabino; , secretária-executiva da Mulher e Ação Social, Fabrícia Nakamura e o chefe de gabinete da 3ª relatoria, Sandro Rogério.




