Encontro premia municípios e evidencia papel do crédito para micro e pequenas empresas

Publicado em: 30/10/2025 18:14

O Encontro Estadual de Agentes de Crédito chega à sua décima edição destacando o papel transformador desses profissionais no desenvolvimento econômico do Estado. Parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná, o evento que começou nesta quinta-feira (30) e segue nesta sexta (31) reúne em Foz do Iguaçu mais de 300 agentes de crédito, que representam a rede presente em 330 municípios paranaenses e que impulsiona o empreendedorismo e o acesso consciente ao crédito para micro e pequenos empresários.

Em 2025, o tema escolhido é “ODS em ação: agente protagonista do desenvolvimento sustentável em todos os territórios”, reforçando o alinhamento da política de crédito estadual com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O encontro busca fortalecer a atuação dos agentes de crédito como transformadores sociais, promovendo o acesso orientado e responsável ao crédito como instrumento de desenvolvimento local, inclusão produtiva e legado sustentável para os territórios.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, lembrou que, atualmente, as micro e pequenas empresas representam mais de 90% dos empreendimentos ativos no Estado, o que reforça a importância do trabalho realizado pelos agentes. “O que oferecemos aqui, com a Fomento Paraná, é capacitação para quem promove o desenvolvimento econômico nos municípios. Essa rede tem se fortalecido a cada ano e possui uma trajetória que comprova a importância do microcrédito para as empresas. Os agentes são o elo necessário para que os resultados sejam alcançados”.

O Sebrae atua como parceiro estratégico da Fomento Paraná, oferecendo formação, orientação e suporte técnico para que os agentes de crédito possam atender com qualidade e contribuir para o crescimento sustentável dos territórios. Neste ano, segundo o Sebrae/PR, os agentes viabilizaram mais de R$ 77 milhões em crédito para 6.080 micro e pequenas empresas.

O diretor-presidente da Fomento Paraná, Claudio Stabile, destacou que os números são importantes, mas é fundamental lembrar das histórias dos empresários que recebem o apoio. “O trabalho do agente de crédito é mostrar ao empresário a luz no fim do túnel, guiando-o até que alcance sua independência. Os administradores municipais precisam compreender a importância do microcrédito, e nossos agentes, qualificados também pelo Sebrae, se dedicam para fazer a diferença”, explicou Stabile.

EXPANSÃO – Os agentes de crédito também contribuíram significativamente para o crescimento econômico de Foz do Iguaçu. O vice-prefeito da cidade, Ricardo Nascimento, destacou a expansão observada nos últimos seis anos em relação ao acesso ao crédito pelas micro e pequenas empresas.

“O Banco do Empreendedor já financiou mais de R$ 100 milhões para os nossos micro e pequenos empreendedores nos últimos seis anos. Isso significa que conseguimos fomentar a economia e gerar muita força de trabalho, o que se reflete também na criação de empregos”, disse Nascimento. 

PRESENÇAS – Também participaram da cerimônia de abertura, pela Fomento Paraná,  o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios, Luiz Marcelo Padilha; a diretora administrativa e financeira, Mayra Puchalski; o diretor de Mercado, Gustavo Cejas; o diretor de Operações do Setor Privado. Adir Hannouche, o presidente do Conselho de Administração, Flávio Balan.

PREMIAÇÃO – Durante os dois dias de evento, acontece a entrega do Prêmio Estadual de Microcrédito 2025, que reconhece os agentes de crédito como intermediadores junto aos municípios que se destacaram em operações e gestão da carteira de microcrédito da Fomento Paraná. Nesta quinta-feira (30), foram premiados os municípios de até 5 mil habitantes, até 10 mil, até 20 mil e até 50 mil habitantes.

Na categoria até 5 mil habitantes os premiados foram, pela ordem, Cruzeiro do Sul, Rio Bom e Corumbataí do Sul.

Paulo Pessini, de Cruzeiro do Sul, região Noroeste, resumiu o trabalho realizado, que levou o município ao reconhecimento. “Este prêmio é resultado de um trabalho coletivo, que envolve a força da nossa comunidade. Quero expressar minha gratidão aos gestores do município, todos que depositaram sua confiança em nosso trabalho. Essa vitória é fruto de persistência, de visitas, de convencimento e, principalmente, do apoio incondicional que recebi do município”, afirmou Pessini.

As premiadas na categoria de até 10 mil habitantes foram Campo do Tenente, Mauá da Serra e Sapopema. Os representantes da primeira colocada, Alcione Aparecida Coelho de Ramos e Bruno de Lima Leineker, ressaltaram o compromisso de realizar um trabalho constante.

“A emoção de ser o primeiro lugar é indescritível. É a primeira vez que a Regional Leste conquista esse reconhecimento, e isso é fruto de muito esforço e dedicação”, disse Alcione. Bruno de Lima lembrou de como esse crédito interfere na vida dos empreendedores. “É gratificante ver os empreendedores que conseguimos ajudar e testemunhar seu crescimento. Isso faz uma diferença enorme para eles e para o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.

A cidade de Engenheiro Beltrão, seguida de Turvo e Querência do Norte, foram as vencedoras da categoria municípios até 20 mil habitantes. A agente Lucimara Grego, de Engenheiro Beltrão, reforçou o comprometimento da cidade com o inventivo aos empreendedores. “Essa conquista interfere diretamente no desenvolvimento econômico da nossa cidade. Os pequenos empreendedores, que são os verdadeiros privilegiados, precisam de um suporte essencial, e a Fomento está aqui para oferecer essa ajuda”, apontou Lucimara.

E na categoria até 50 mil habitantes foram reconhecidas Marialva, Cornélio Procópio e Loanda. Roberto Carraro, agente em Marialva, reforçou o papel de transformação que viveu e que tem possibilitado junto com cada empresário que procura suas orientações. “O resultado de hoje é fruto de 14 anos de dedicação, começando lá atrás, inspirado por pessoas que estão aqui e que compartilharam seus conhecimentos comigo. Hoje, faço o mesmo com aqueles que me procuram. Esse prêmio representa, para mim, o reconhecimento de um trabalho realizado com muito amor”, afirmou.

ENCONTRO SUSTENTÁVEL – O encontro estadual também reforça o compromisso ambiental e social das instituições realizadoras. Nesta edição, todas as atividades são realizadas com a mensuração da emissão de carbono, e os participantes receberam um kit sustentável, com itens que refletem o cuidado com o meio ambiente: copinho sanfonado reutilizável; lápis com sementes para plantio; cordão de crachá produzido com tecido de garrafa PET e o próprio crachá confeccionado em papel semente, para ser plantado após o evento.

LIVRO DOS 25 ANOS – O primeiro dia também foi marcado pelo lançamento do livro “Fomento Paraná 25 anos”. A publicação trata da história da instituição, que começou a funcionar no ano 2000, contada por atuais e antigos colaboradores, agentes de crédito, ex-diretores e parceiros. Desde os primeiros anos, a parceria com o Sebrae PR foi sempre presente, seja na capacitação dos agentes de crédito e na orientação dos empreendedores, seja no planejamento de ações conjuntas para apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios.

Confira os premiados nesta quinta-feira:

Categoria – até 5 mil habitantes

1º Cruzeiro do Sul

2º Rio Bom

3º Corumbataí do Sul

Categoria – até 10 mil habitantes

1º Campo do Tenente

2º Mauá da Serra

3º Sapopema

Categoria – até 20 mil habitantes

1º Engenheiro Beltrão

2º Turvo

3º Querência do Norte

Categoria – até 50 mil habitantes

1º Marialva

2º Cornélio Procópio

3º Loanda

Fonte: Agência de Notícias do Estado do PR

Compartilhar

Faça um comentário