InícioAcreGoverno do Estado faz verificação em obras do Centro de Atendimento ao...

Governo do Estado faz verificação em obras do Centro de Atendimento ao Servidor Penitenciário

Saúde, bem-estar e dignidade. Estas são algumas das áreas que o governo do Estado tem priorizado e investido em sua gestão. A prova do compromisso com a saúde dos trabalhadores do Sistema Penitenciário pode ser vista e ouvida no canteiro de obras montado na rua Marechal Deodoro, em Rio Branco. O som das ferramentas anuncia uma das maiores conquistas do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), a construção do prédio onde funcionará o Centro de Atendimento ao Servidor Penitenciário. Com a presença de autoridades, nesta sexta-feira, 10, uma visita técnica foi realizada no local.

Verificação foi realizada em obras do Centro de Atendimento ao servidor Penitenciário. Foto: Antonio Moura/Iapen

O secretário de Estado da Casa Civil, Jhonatan Donadoni, que acompanhou a verificação, destacou o compromisso do governo com os servidores. “Essa obra é mais um exemplo do compromisso do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza no cuidado com a população, em especial, com os servidores. Então, aqui nós vamos ter um local dedicado ao policial penal, ao servidor penitenciário, que precisa de um atendimento especializado para atender suas necessidades. O ambiente das penitenciárias é um ambiente de muita pressão, então, esse atendimento especializado vai trazer mais qualidade de vida ao servidor penitenciário.”

Secretário de Estado da Casa Civil destacou o compromisso do governo com os servidores. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, disse que a obra é um investimento do governo do Acre, de mais de R$ 1,8 mil. “É uma grande obra, um grande investimento do governo, que está sendo executado juntamente com o Instituto de Administração Penitenciária e o Acreprevidência. Esse espaço é um dos principais anseios da classe e uma das políticas do governo do Estado do Acre, que é de cuidar, de ter um cuidado a mais relacionado à saúde e às condições do servidor.”

Presidente do Iapen destacou o cuidado com a saúde do servidor penitenciário. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

Carlos Leopoldo, presidente da Associação dos Servidores Penitenciários, falou da felicidade em ver a construção da clínica. “A gente fica feliz por ter conhecimento de ações como essa que o Iapen, com toda a estrutura de governo, está realizando pensando no servidor. É fato que a gente tem uma atividade estressante, então é importante ver ações que valorizem e se preocupem com a saúde mental e física do servidor. Parabéns ao governo, parabéns ao Iapen e a todos que estão apoiando ações como essa.”

Sindicato e Associação parabenizam o governo e o Iapen pela obra. Foto: Antonio Moura/Iapen

Na clínica serão oferecidos serviços de odontologia, fisioterapia, psicologia, psiquiatria e aulas de pilates. Dois psicólogos e um psiquiatra serão contratados para a realização dos atendimentos. Todos os profissionais que vão trabalhar no local serão pagos pelo Fundo Nacional de Segurança Pública. “Vai ser uma clínica com atendimento 100% gratuito para o servidor penitenciário. Já temos todos os equipamentos que serão usados para os atendimentos e ver isso acontecendo representa a realização de um sonho e a certeza de que podemos contribuir com a saúde e qualidade de vida do servidor penitenciário. É uma real melhoria nas nossas condições de saúde”, destacou a chefe da Dasp, Adriana Maia.

Obras devem ser concluídas em seis meses. Foto: Antonio Moura/Iapen

Leandro Rocha, presidente do Sindicato dos Policiais Penais disse que um espaço como esse era um desejo da categoria. “Ter um apoio mais intensificado e um local mais adequado às condições físicas e psicológicas dos colegas era um anseio da nossa categoria. Então isso aqui é um avanço, é algo muito importante porque trata da saúde dos policiais penais”, destacou.

Visita contou com a presença de autoridades do Estado. foto: Antonio Moura/Iapen

Representando o parlamento acreano, o deputado estadual Arlenilson Cunha falou sobre a satisfação de ver a obra acontecendo. “Para nós é um sentimento de muita satisfação e alegria. Hoje, principalmente como integrante de carreira, mas também representando o parlamento acreano, e como presidente da Comissão de Segurança Pública, quero parabenizar aqui a gestão do Iapen, o governo do estado, pela demonstração de prioridade e cuidado com o servidor penitenciário.”

Visita de verificação reuniu governo, equipe de Obras, Dasp, Reintegração social e autoridades do Estado. foto: Antonio moura

Outro representante da classe, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco Joabe Lira também esteve acompanhando a obra. “A gente fica muito feliz, é uma data especial. Eu como policial penal de carreira, sei da necessidade desses profissionais que precisam desse atendimento especializado, então a gente fica feliz porque isso vai refletir diretamente na qualidade de vida do servidor, trazendo mais dignidade pra essa categoria.”

Trabalhos não param no canteiro de obras. Foto: Antonio Moura/Iapen

Com capacidade para atender até 50 profissionais por dia, a obra está prevista para ser concluída em abril de 2026. “Um projeto muito importante, a Previdência fica muito feliz de poder participar, de poder apoiar e propiciar isso para o servidor previdenciário, poder ajudar e estar aqui com sua equipe sempre acompanhando para que o recurso público seja gerido da melhor forma possível”, ressaltou Diego Andrade, engenheiro Civil do Acreprevidência.

The post Governo do Estado faz verificação em obras do Centro de Atendimento ao Servidor Penitenciário appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA