InícioAcreAcre é destaque na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica...

Acre é destaque na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e Ieptec anuncia avanços

O Acre está de parabéns pelos projetos apresentados pelos estudantes do estado, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), conforme afirmaram representantes do Ministério da Educação (Mec) que visitaram o estande do estado na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília.

Eles verificaram de perto os projetos apresentados por estados como o Acre, que levou à capital federal quatro projetos: o Biogel Fitoterapêutico, usando princípios da copaíba e do jambu; um aplicativo de Internet que conecta empresas de reciclagem e comunidade para o descarte de produtos como geladeiras e fogão; o peixe moqueado e o caviar acreano feito com tucupi; e um filme de curta-metragem sobre preservação do Rio Acre feito com quadros pintados com tinturas extraídas da natureza.

“Parabéns à educação profissional e tecnológica do Acre”, disse Marcos Lael (gravata vermelha), do MEC, ao conhecer projetos de estudantes do governo do estado via Ieptec, em Brasília. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Eu vejo inovação da educação profissional e tecnológica do Acre e num nível que se equivale a qualquer outra instituição que recebe até mais recursos de tecnologia”, afirmou, Marcos Lael de Oliveira Alexandre, gerente de projetos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do MEC.

“São projetos que vão além da sala de aula, com potencial de se tornarem startups, de ter opção de empregabilidade, nessa integração escola e o mundo do trabalho”, disse ele, reforçando que o estado está em sintonia neste sentido, estimulou a evolução das iniciativas, inclusive para que estejam em outras mostras científicas, e concluiu: “Parabéns à educação profissional e tecnológica do Acre.”

Fabiana Faxina, do Ministério da Educação, afirmou-se encantada com os projetos inovadores apresentados pelos estudantes do Acre. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Fiquei encantada pelo caráter inovador que têm os projetos e vejo neles muita inovação e que estão diretamente relacionados com sustentabilidade, criação de novos produtos, com empreendedorismo, que é uma das vertentes da educação profissional e tecnológica”, disse Fabiana Faxina, da equipe da Coordenação de Inovação da Diretoria de Articulação e Fortalecimento da Setec/Mec.

“O objetivo é exatamente esse, apresentar os novos conhecimentos que estão sendo desenvolvidos pela educação profissional e tecnológica, estimular o empreendedorismo”, disse explicando que é “por meio dessa inovação, do empreendedorismo, que o país terá uma nova indústria e a educação profissional e tecnológica tem um papel fundamental nesse processo”.

Novidades

“Graças a Deus, missão cumprida, estamos felizes com os projetos apresentados, nossos alunos estão felizes, foram muitas visitas e a participação superou as nossas expectativas”, comemorou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, que anunciou avanços.

Presidente do Ieptec, alírio Wanderley, (camisa quadriculada), disse que adiantou realização de feira estadual na área e que vai dobrar a participação de estudantes no próximo evento nacional. Foto: Dilma Tavares/Repac

“Queremos fazer uma semana tecnológica no Acre com a participação de todas as nossas escolas nos municípios”, disse afirmando que no próximo evento nacional de inovação e empreendedorismo, deverá ampliar a participação do estado. “Ano que vem queremos dobrar a participação dos estudantes no evento nacional, aumentando de quatro para oito projetos apresentados e num estande maior”, garantiu.

Startaps

De acordo com a coordenadora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, o trabalho segue com o registro de patentes dos projetos e a busca de transformá-los em startups, que são pequenos negócios iniciantes apoiados durante um período até se tornarem microempresas.

Diretora de Ensino do Ieptec, Mara Lima, afirmou que os próximos passos serão patentear os projetos dos estudantes e buscar transformá-los em startups. Foto: Dilma Tavares/Repac

A partir das startups, a gente vai orientar os alunos na busca de financiamentos e com orientações até necessários para se tornarem empresas”, disse. “O papel da educação profissional é inserir esses meninos no mundo do trabalho, através do empreendedorismo, que é o que estamos fazendo aqui”, completou a coordenadora, também orgulhosa com a participação dos estudantes no evento.

O que dizem os estudantes

Para os estudantes que apresentaram os projetos, a participação no evento reforça os projetos e os conhecimentos.

“É importante a gente estar aqui, porque a gente pega o feedback das pessoas, o que ajuda a aprimorar cada vez mais o aplicativo, desenvolver mais para que ele seja muito usado futuramente”, afirmou o estudante Isaias Moreira, do projeto do aplicativo que orienta o descarte adequado de lixo industrializado de uso doméstico em Cruzeiro do Sul.

Estudante Isaias Moreira, do projeto Recycle CZS, com o orientador, professor Anderson Araújo. Foto: Dilma Tavares/Repac

“É um sentimento muito bom, porque estou trazendo não só o meu trabalho, mas de uma turma de 25 alunos. A gente mostra a nossa cultura, os impactos ambientais, o nosso rio, as problemáticas, mas a beleza dele também. É uma forma de incentivo para as pessoas cuidarem mais do meio ambiente”, explicou o estudante Vitor Ian, do projeto “O menino e o rio”.

Vitor Ian, do projeto O menino e o rio, disse ser bom o sentimento de mostrar a cultura acreana e incentivar a preservação ambiental. Foto: Dilma Tavares;/Repac

“A pessoas se interessam mais vendo que o nosso biogel, que a nossa região tem plantas como o jambu e a copaíba, que são fundamentais. Mostramos que isso é zero por cento do que a nossa floresta tem. Então é uma ótima experiência mostrar para o Brasil o que a floresta amazônica tem a oferecer e como é importante preservá-la”, avalia a estudante Jhennifer Ferreira, do projeto do Biogel.

Estudante Jhennifer Ferreira, do projeto do Biogel. com o orientador, professor Kennedy Rocha. Foto: Dilma Tavares/REpac

“É uma experiência única que a gente vai levar, de estar viajando para outro estado para apresentar um trabalho que a gente fez, com a nossa turma. Trazer e representar o Acre com esse prato e com toda essa importância para a gastronomia, com a ciência junto, com a inovação, que é o que o projeto pede, é muito gratificante”, disse a estudante Natália Nascimento, do projeto Peixe Moqueado e Caviar Acreano.

Da esquerda para a direita, as estudantes Karolynne e Natália e o orientador, professor Ivan Ferreira. Foto: Dilma Tavares/Repac

“É oportunidade de mostrar para o mundo, para o Brasil, que o nosso estado também é rico, não apenas por estar na Amazônia, mas também com a comida. É uma experiência, onde a gente tem que falar com o público, ser uma pessoa mais dinâmica, é muito gratificante”, confirmou a outra autora do projeto, Karolynne Almeida.

Orgulho

Os projetos expostos em Brasília foram desenvolvidos por todos os alunos das turmas dos estudantes que participaram do evento com a orientação de professores. Os alunos também contaram com o suporte de orientadores e coordenadores no estande do Acre, também orgulhosos com os resultados.

“A gente sai daqui com o coração imenso de alegria”, diz a orientadora do projeto O menino e o rio, Priscila Cristina Miranda (na foto com o estudante Ian), orgulhosa com os resultados positivos da apresentação da iniciativa. Foto: Dilma Tavares/Repac

“A gente sai daqui com o coração imenso de alegria do quanto a gente recebeu de carinho, elogios e trocas para melhorar e crescer e isso, para o aluno do ensino médio, contribui para entender o poder da educação que é tudo, é tecnologia, é sustentabilidade, tudo”, disse Priscila Cristina Miranda, orientadora do projeto O menino e o rio. O projeto também contou com o apoio, no estande, da coordenadora Jessiane Pitt.

Os orientadores dos outros projetos presentes foram: professor Ivan Ferreira, do projeto Peixe Moqueado e Caviar Acreano; Kennedy Rocha, do projeto Biogel Fitoterapêutico; e Anderson Araújo, do projeto do aplicativo Recycle CZS.

Coordenadora de ensino Jessiane Pitt , que também apoiou a apresentação do projeto O Menino e o Rio. Foto: Dilma Tavares/Repac

A 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica começou na terça-feira, 7, e encerrou nesta quinta-feira, 9, em Brasília, reunindo estudantes e experiências na área de todo o país.

The post Acre é destaque na 5ª Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e Ieptec anuncia avanços appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA