Governo do Estado abre etapa para consulta pública sobre a concessão do Bloco 1 de rodovias

Publicado em: 30/10/2025 17:46

O governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (29), a etapa de consulta pública acerca da proposta de concessão de rodovias estaduais do chamado Bloco 1. Composto por 454 quilômetros de extensão, o bloco conta com trechos das estradas ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466 e ERS-474. O anúncio do projeto foi realizado pelo governador Eduardo Leite, na terça-feira (28/10), em cerimônia ocorrida no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

Uma nova rodovia, a ERS-010, também está incluída no Bloco 1. Com pista dupla, dois sentidos de circulação e 41,4 quilômetros de extensão, a estrada tem seu traçado previsto a partir da BR-290, em Porto Alegre, até a ERS-239, em Sapiranga, constituindo-se como alternativa para a BR-116.

O investimento total será de R$ 6,41 bilhões ao longo dos 30 anos da concessão. Nos primeiros dez anos, os recursos aportados serão de R$ 4,86 bilhões. O governo do Estado irá investir R$ 1,5 bilhão, via Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).

Como participar

Ao longo da etapa de consulta pública, que se estende até o dia 1° de dezembro de 2025, o governo do Estado irá promover audiências públicas em algumas das cidades envolvidas no projeto, com datas e locais a serem divulgados nos próximos dias pela Secretaria da Reconstrução Gaúcha.

O acesso ao formulário de contribuições e mais informações sobre a proposta de concessão podem ser obtidos neste site. Os interessados também podem enviar suas sugestões pelo e-mail: consultarodovias@serg.rs.gov.br, durante o período de vigência da consulta.

Mapa detalha as rodovias e obras contempladas no Bloco 1 de concessões, com investimentos de R$ 6,41 bilhões
Foto: Ascom Serg

Sistema free flow

O Bloco 1 terá o sistema de cobrança eletrônica free flow, com a instalação de pórticos sem cancela. A medida garante fluidez nas estradas – sem filas de veículos em praças de pedágio – e uma maior justiça tarifária – com cobrança proporcional ao trecho percorrido pelos motoristas. O custo do quilômetro no bloco de rodovias, com o aporte de R$ 1,5 bilhão do governo do Estado, equivale a R$ 0,21. Sem o aporte, o valor do quilômetro seria R$ 0,32, elevando a tarifa final aos usuários. Na ERS-118, não haverá cobrança de pedágio.

Ilustração mostra mapa das rodovias e uma tabela com a tarifa de concessão do bloco 1.

Tarifa de concessão do Bloco 1, com e sem o aporte de R$ 1,5 bilhão do Funrigs

Texto: Ascom Serg
Edição: Secom

Fonte: Agência de Notícias do Estado do RS

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