InícioAmazonasBeneficiárias do Prosamin+ iniciam curso de Agente de Portaria, ação de capacitação...

Beneficiárias do Prosamin+ iniciam curso de Agente de Portaria, ação de capacitação para o mercado de trabalho

Iniciativa visa fortalecer o protagonismo feminino e ampliar oportunidades de renda das famílias

Foto: Paula Pessoa/UGPE

Beneficiárias do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) iniciaram, nesta terça-feira (30/09), o curso de Agente de Portaria, no Escritório de Apoio Local (ELO) Liberdade, na zona sul da capital. A capacitação integra as ações da Política de Gênero do Prosamin+, programa que é coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Com foco na qualificação e na promoção da inclusão social, o curso tem como objetivo capacitar as mulheres para atuarem em uma área tradicionalmente ocupada por homens, promovendo a equidade de gênero e o acesso a novas oportunidades no mercado de trabalho.

O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, que acompanhou o primeiro dia de aula, destacou que os cursos profissionalizantes têm sido cada vez mais procurados, especialmente por representarem uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

“Mais de 70% dos beneficiários do Prosamin+ são mulheres, muitas delas chefes de família. Por isso, estamos investindo na capacitação desse público. Após a conclusão do curso, elas serão incluídas no banco de dados do Sine Amazonas, da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), para que possam apoiá-las na inserção no mercado de trabalho”, explicou o secretário.

Cerca de 63 mulheres se inscreveram no curso. A formação está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e com a Associação dos

Moradores do Bairro da Betânia (AMBB). A carga horária é de 160 horas, com aulas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h. O curso segue até 24 de novembro, quando as participantes serão certificadas.

Foto: Paula Pessoa/UGPE

Para Aluely Ribeiro, de 25 anos, o conhecimento adquirido vai lhe trazer oportunidade de crescimento profissional. “É uma grande oportunidade que o Governo do Amazonas está proporcionando para nós mulheres. Eu sempre participo das ações do Prosamin+ e estou gostando muito desse curso”, disse.

O instrutor do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Adenilson Gomes, responsável por ministrar o curso, destaca que a capacitação representa uma oportunidade valiosa para que as participantes se aperfeiçoem e conquistem seu espaço no mercado de trabalho.

“O mercado está cada vez mais competitivo e exige mão de obra qualificada. Neste curso, as alunas terão acesso não apenas a conteúdos teóricos, mas também a atividades práticas, que as prepararão para enfrentar situações reais do dia a dia profissional”, disse.

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA