InícioAmazonasEducação em saúde é destaque nas ações da FVS-RCP no 27° Festival...

Educação em saúde é destaque nas ações da FVS-RCP no 27° Festival de Cirandas de Manacapuru

Distribuição de preservativos, autotestes de HIV e materiais educativos marcaram as ações de vigilância em saúde do evento

Foto: Arthur Castro/Secom

Com foco na prevenção e promoção da saúde, a Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), órgão da Secretaria de Estado de Saúde, intensificou as ações educativas durante o 27° Festival de Cirandas, realizado de sexta-feira (29/08) a domingo (31/08), em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).

Nos três dias de evento, foram distribuídos 3.505 preservativos, 1.340 unidades de gel lubrificante, 42 autotestes para HIV e 2.460 materiais educativos para a promoção da saúde do trabalhador, prevenção de violências sexuais contra crianças e adolescentes, de gênero, de acidentes, além da promoção da saúde sexual por meio de distribuição de material educativo com orientações sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao HIV e distribuição de preservativos e unidades de gel lubrificante.

Além disso, equipes da Vigilância Sanitária realizaram orientações a responsáveis de 120 barracas de alimentação e 37 balneários, visando maior proteção aos frequentadores. As equipes volantes estiveram à disposição dos visitantes da festa, realizando orientações de prevenção em pontos estratégicos, como entrada dos visitantes, postos de atendimento de saúde e locais de alimentação.

Foto: Arthur Castro/Secom

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforçou a importância da prevenção de infecções e doenças em grandes eventos de massa, como é o Festival de Cirandas de Manacapuru. “Ações como distribuição de preservativos e kits de autoteste para HIV, junto com a orientação direta à população, são estratégias essenciais para reduzir riscos e promover qualidade de vida. Nossa prioridade é orientar sobre saúde inclusive no lazer”, afirmou.

O diretor de Planejamento, Emergências em Saúde Pública e Ações Estratégicas (Diplae), Augusto Zany, destaca que o trabalho de vigilância e monitoramento em eventos de massa vai além da prevenção imediata. “Promover saúde em eventos como o Festival de Cirandas significa fortalecer a informação e acesso a meios de prevenção. Cada material entregue e cada orientação passada representam mais segurança para cirandeiros, moradores e turistas”, enfatiza.

Foto: Arthur Castro/Secom

Monitoramento

O 27º Festival de Cirandas contou com uma operação estruturada de vigilância em saúde para a proteção da população local e dos visitantes. O plano operativo, coordenado pela FVS-RCP, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru e contemplou ações antes, durante e após o evento. Uma equipe de 14 profissionais da vigilância em saúde estadual atuou no festival.

Fonte: Agência Amazonas de Notícias

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA