De acordo com o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, relacionado ao terceiro bimestre de 2025 (maio e junho), o governo do Estado do Acre foi o que mais investiu, proporcionalmente, em educação.
Nos três primeiros bimestres de 2025 foram investidos R$ 1,23 bilhões, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior. Com isso, o crescimento de investimentos na educação do Acre ficou no mesmo patamar de Estados como Paraná e Amapá, que também atingiram o percentual de 24%.
Proporcionalmente, o Acre ficou à frente de São Paulo e do Distrito Federal, onde o crescimento de investimentos na educação chegou a 19%. De acordo o relatório resumido de execução orçamentária, o menor percentual de crescimento ficou com o estado do Rio de Janeiro, com 10%.
“Esse resultado é uma prova clara de que não temos medido esforços para investir fortemente na educação do nosso estado. Acredito firmemente que a educação é a base de qualquer transformação social duradoura. Cada recurso aplicado representa uma semente plantada no presente, que vai gerar frutos para o futuro do Acre. Nosso compromisso é com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, preparada e com mais oportunidades e isso começa dentro da sala de aula.”, destacou o governador Gladson Camelí.

Para o secretário de Educação, Aberson Carvalho, os números apresentados pela Secretaria do Tesouro Nacional são muito significativos na medida em que, em nosso estado, muitos são os desafios para se fazer educação, sobretudo considerando as escolas de difícil acesso e as regiões mais distantes.
“Esses investimentos que realizamos são fundamentais para que possamos levar uma educação de qualidade a todas as regiões do estado e aos lugares mais distantes. Com isso, iremos conseguir reduzir as desigualdades e ampliar as oportunidades para as nossas autoridades, como faz questão de dizer o governador Gladson Camelí”, afirmou.
Para o secretário de Estado da Fazenda, Amarísio Freitas, esse resultado mostra, de forma muito clara, a prioridade que o governo do Acre dá à educação. “No primeiro semestre de 2025, o governo destinou 24% das despesas líquidas do Estado para esse setor, mais de R$ 1,2 bilhão de investimentos. E não são apenas de números: esses recursos chegam diretamente às escolas, desde a melhoria da estrutura física, à oferta de alimentação de qualidade, como a ampliação do programa Prato Extra, e também à valorização do nosso corpo funcional”.
Amarísio finaliza dizendo: “Nosso compromisso é dar continuidade a esse trabalho, para que os resultados continuem aparecendo tanto nos em relatórios, quanto na sala de aula, no aprendizado dos estudantes e na melhoria das condições de trabalho dos nossos professores e servidores.”
The post Acre é o estado que mais investe, proporcionalmente, em educação appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre