InícioDISTRITO FEDERALTransporte público do DF ganha reforço com Zebrinha elétrico

Transporte público do DF ganha reforço com Zebrinha elétrico

Nesta quarta-feira (20), o transporte público do Distrito Federal ganhou um reforço significativo com a entrega de oito novos veículos da empresa Marechal, entre eles o primeiro Zebrinha elétrico da capital. O modelo passa a atender a população do Guará, garantindo mais conforto e eficiência, enquanto os outros sete coletivos, incluindo um ônibus padron, reforçarão linhas em Águas Claras, Arniqueira, Ceilândia, Guará e Taguatinga.

Metade da frota será destinada à Bacia 4, abrangendo todas essas regiões, e os quatro veículos restantes terão foco exclusivo no Guará. Equipados com tecnologia Euro 6 – Proconve 8, que reduz em até 80% a emissão de poluentes, os ônibus contam ainda com ar-condicionado, elevador para pessoas com deficiência, câmeras de monitoramento e sistema de GPS.

Para a vice-governadora Celina Leão, a modernização vai além do conforto: “O Zebrinha é um projeto antigo que estamos resgatando e expandindo. Queremos levar esse modelo de transporte para todas as regiões do DF, garantindo mobilidade de qualidade para os moradores.”

No Guará, onde vivem mais de 127 mil pessoas, a ampliação da frota permitirá a criação de novas linhas. A linha 0.010 fará o trajeto entre Guará I e Guará II, com 22 horários de saída da rodoviária, enquanto a linha 0.009 ligará a cidade ao Park Shopping e ao Aeroporto de Brasília, com 12 partidas diárias. O administrador regional, Artur Nogueira, ressaltou: “A chegada do Zebrinha elétrico e dos novos ônibus representa mais conforto, acessibilidade e sustentabilidade.”

Atualmente, o DF conta com 3.068 ônibus em operação, sendo 514 da Marechal, com idade média de 2,8 anos, uma das mais novas do país. O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que o reforço da frota faz parte de um conjunto de ações para melhorar a mobilidade urbana: “Aumentar a frota, reduzir o tempo de viagem e modernizar a rede de transporte melhora a qualidade de vida. Além dos ônibus, estamos investindo em faixas exclusivas, eixos de tráfego e no BRT Norte, conectando com o BRT Oeste.”

Usuários já sentem os efeitos positivos. Para a aposentada Maria José do Nascimento, de 61 anos, os novos coletivos representam mais praticidade: “Não vamos mais precisar esperar tanto tempo pelos ônibus. Vai facilitar bastante nosso dia a dia.” A motorista Leila Soares, de 42 anos, destacou: “Trabalhar com veículos modernos, como o Zebrinha elétrico, melhora o conforto e a segurança, tanto para motoristas quanto para passageiros.”

A introdução do Zebrinha elétrico também traz impactos ambientais importantes. Cada veículo elétrico evita a emissão de 63,7 toneladas de CO₂ por ano — equivalente ao que mais de 4 mil árvores absorveriam no mesmo período. Desde 2019, o DF já contava com seis ônibus elétricos em circulação nas linhas que ligam a Esplanada dos Ministérios, a Rodoviária do Plano Piloto e o Setor de Autarquias.

Com a nova frota, a expectativa é de aumento de 10% na capacidade de transporte dos Zebrinhas, que atualmente atendem 15 mil usuários por dia. Até o fim do ano, novos coletivos devem ser entregues, consolidando a expansão e modernização da rede de transporte público do Distrito Federal.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA