A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou nesta quinta-feira, 14, a Oficina sobre as Diretrizes Nacionais de Diagnóstico e Monitoramento da Infecção pelo HIV, Hepatites Virais, Sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação ocorreu em parceria com o Ministério da Saúde.
O encontro foi realizado no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), no Via Verde Shopping, em Rio Branco, reunindo gestores, profissionais de saúde e técnicos para alinhar as práticas assistenciais e de vigilância às mais recentes orientações do Ministério da Saúde.
“Queremos principalmente integrar Ministério da Saúde, Secretaria Estado de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde para juntos alinharmos nossas estratégias de trabalho, além de qualificar os nossos profissionais”, explica o coordenador do núcleo de ISTs da Sesacre, Jozadaque Beserra.
A secretária adjunta de Saúde, Ana Cristina Moraes, salienta a importância da colaboração tripartite no combate às ISTs. “Felizmente o estado do Acre tem um número elevado de testagens dessas doenças, mas precisamos continuar e, além disso, levar orientação à nossa população para que possamos prevenir, e, aqueles pacientes que são diagnosticados com alguma dessas doenças, possam recorrer ao tratamento adequado”.
A oficina tem como objetivos principais fortalecer a vigilância epidemiológica, ampliar o acesso à testagem, promover o diagnóstico precoce e aprimorar o acompanhamento dos casos, contribuindo para uma resposta mais efetiva no enfrentamento dessas infecções no estado.

“Como o diagnóstico é a porta de entrada para toda a linha de cuidado, é fundamental garantir resultados precisos e um monitoramento adequado. Assim, conseguimos oferecer tratamento oportuno, reduzir as consequências das infecções e diminuir a transmissão, tanto vertical quanto entre parceiros”, destaca Ana Cláudia Philippus.
Para este ano, o Acre pactuou com os municípios a realização de aproximadamente 70 mil testes rápidos para HIV, hepatites virais, sífilis e outras ISTs. Somente no primeiro semestre de 2025, cerca de 50 mil exames já foram realizados em todo o estado.
“Nós temos compreendido que o grande ativo desse processo de cuidar da saúde da nossa população são os servidores que estão lá na ponta. Temos investido na qualificação dos nossos profissionais para que eles tenham o conhecimento e a técnica mais adequada para atender a população”, finaliza o secretário de saúde de Rio Branco, Renan Biths.
The post Sesacre e Ministério da Saúde alinham estratégias contra ISTs em oficina em Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre