Governador do Estado destacou investimentos em recursos humanos, tecnologia e estrutura como pilares para a redução da criminalidade

No segundo dia do 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira (14/08), realizado pela primeira vez em Manaus, o governador do Amazonas, Wilson Lima, apresentou os principais avanços na segurança pública desde 2019. Ele defendeu que os resultados obtidos são fruto de uma estratégia integrada que combina investimentos em recursos humanos, tecnologia e estrutura feitos ao longo dos últimos anos.
O governador participou da conferência “Caminhos Estaduais para Redução da Violência e da Criminalidade”, ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. Durante sua fala, Wilson Lima ressaltou que o estado saiu de um cenário de carência tecnológica para se tornar referência em monitoramento inteligente, combate ao tráfico e modernização da frota.
“Nós tínhamos a missão de montar toda essa base tecnológica, criar novos sistemas e mudar culturas administrativas. Em 2019, o estado teve praticamente zero avanços tecnológicos e, hoje, essa é uma das nossas maiores fortalezas. As grandes preocupações eram o sistema prisional e o combate ao tráfico, levando em consideração a nossa realidade. Hoje, com investimentos consistentes, estamos cumprindo a nossa missão”, afirmou.


O evento, que reuniu autoridades nacionais da área, contou com a presença de secretários de segurança de todo o país, pesquisadores e especialistas, além da deputada estadual Alessandra Campelo; do secretário de Segurança, Vinícius Almeida; do comandante-geral da Polícia Militar, Klinger Paiva; do Delegado Geral Adjunto, Guilherme Torres, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Orleiso Muniz; do secretário de Administração Penitenciária, Paulo César Oliveira.
Entre os avanços, o governador destacou a realização do primeiro concurso público para as forças de segurança em 11 anos, em 2022. Foram nomeados 2,8 mil novos policiais e bombeiros, além da implantação de programas permanentes de capacitação e valorização profissional.
Na área tecnológica, ele citou a implantação do Sistema Paredão, com mais de 1,3 mil câmeras inteligentes na capital e região metropolitana, além de equipamentos de reconhecimento facial e leitura de placas instalados nas ruas da cidade e também em viaturas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
No campo estrutural, Wilson Lima ressaltou investimentos de R$ 1 bilhão desde 2019, a renovação da frota com 621 viaturas e 100 motocicletas em 2025, e a entrega de 5 bases fluviais avançadas e 10 lanchas blindadas para o combate ao crime organizado.

Foto: Antônio Lima
Resultados
Os resultados, segundo o governador, são concretos. Ele apresentou dados em diversas áreas, obtidos em 2025, como: redução de 99% nos roubos a rotas do Distrito, queda de 50,7% nos roubos a transporte coletivo, diminuição de 28% nos homicídios e de 19% nos roubos a comércios.
Em relação ao tráfico, o estado registrou recorde histórico de apreensões em 2024, com 43,2 toneladas de drogas retiradas de circulação. Em 2025, foi realizada a maior apreensão da história, em uma única apreensão, com 6,5 toneladas interceptadas. No primeiro semestre deste ano, foram apreendidas 25 toneladas, um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2024.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, elogiou os resultados alcançados no Amazonas e reforçou a importância da cooperação entre estados. “O Amazonas tem tido resultados, o Espírito Santo tem tido resultados, e essa troca de experiências e tecnologia é essencial para que possamos entregar ao cidadão aquilo que ele mais deseja hoje: um ambiente de mais segurança”, disse.
Sobre o Fórum
O 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública acontece de 13 a 15 de agosto, reunindo mais de 1,3 mil participantes, 45 mesas de debate, duas conferências e cerca de 200 especialistas. O evento, que tem como tema central a relação entre segurança pública e meio ambiente no contexto pré-COP30, é correalizado pelo Governo do Amazonas, por meio da SSP-AM.
A abertura ocorreu na noite de terça-feira (13/08), no Teatro Amazonas, onde o governador Wilson Lima já havia apresentado índices de redução da criminalidade e reforçado a estratégia de integração entre tecnologia, efetivo e estrutura.
O diretor-presidente do Fórum, Renato Sérgio de Lima, que mediou a conferência, destacou que tanto o Amazonas quanto o Espírito Santo têm optado por uma gestão que alia tecnologia, valorização profissional e inteligência estratégica. “Para enfrentar uma criminalidade cada vez mais capitalizada, é preciso investir em bons sistemas, cruzar informações e conduzir investigações qualificadas. Os dois governadores mostraram que estão fazendo isso”, afirmou.
Fonte: Agência Amazonas de Notícias