A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão do Ensino Integral Fundamental, promoveu nesta quarta-feira, 13, na Escola Iracema Gomes, em Rio Branco, uma formação voltada para professores que atuam no componente curricular Oficina de Leitura e Escrita. A atividade reuniu docentes de três escolas da rede estadual: Iracema Gomes, Ramona de Castro e Flaviano Melo, todas de tempo integral.
O encontro teve como objetivo oferecer um espaço de reflexão e aprofundamento sobre a intencionalidade pedagógica da oficina, discutindo sua relevância no currículo escolar e sua contribuição para a formação integral dos estudantes. A programação incluiu troca de experiências, análise do papel docente nesse contexto, debate sobre desafios e estratégias para aprimorar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de forma significativa e contextualizada, alinhada à parte diversificada do currículo.
A gestora da Escola Iracema Gomes, Aldineia Ferreira, destacou que a iniciativa é especialmente importante para unidades que recentemente adotaram o ensino integral.
“Desde 2024 somos uma escola em tempo integral, e a parte diversificada trouxe novos componentes como linguagem artística, linguagem matemática e a própria oficina de leitura e escrita. Muitos professores não tinham domínio dessas disciplinas, mas agora, com as formações, estão adquirindo esse conhecimento. A interação com outras escolas nos fortalece e melhora o trabalho com os alunos”, afirmou.

Aldineia também ressaltou o crescimento da procura pelo ensino integral. “No início, tínhamos 150 alunos. Hoje são quase 350, vindos não apenas do bairro, mas de outras regiões. A procura dobrou e já não temos vagas para alguns anos escolares”, completou.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Divisão do Ensino Integral Fundamental da SEE, Deise de Sousa, a oficina integra uma série de ações para fortalecer o currículo e melhorar os índices educacionais.

“Queremos que a oficina de leitura e escrita reforce o protagonismo dos estudantes, com metodologias diferenciadas e dinâmicas. Além de Rio Branco, outros municípios também ofertam o ensino integral, e no próximo mês teremos oficinas de matemática com o mesmo objetivo”, explicou.
Para a professora Helena Brasil, da Escola Ramona de Castro, a formação tem impacto direto na prática pedagógica.
“É fundamental manter formações frequentes, pois nos mantêm atualizados e nos inspiram a explorar novas áreas. A troca de experiências entre professores é muito valiosa e amplia nossas possibilidades de trabalho em sala de aula. Esta, em especial, está sendo dinâmica e motivadora”, destacou.

A formação seguirá nos próximos dias com encontros voltados para outras escolas de ensino integral da capital e do interior. As oficinas estão alinhadas ao currículo escolar, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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Fonte: Agência de Notícias do Acre