InícioDISTRITO FEDERALHospital Regional de Santa Maria recebe doação de kits para recém-nascidos

Hospital Regional de Santa Maria recebe doação de kits para recém-nascidos

Nos primeiros dias de vida, o conforto é tão essencial quanto o tratamento médico. Ciente disso, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu recentemente uma doação especial: dez kits de roupas feitas à mão, que incluem toucas, meias, agasalhos e fraldas bordadas, entregues pelo grupo de voluntárias “Amigas para o Bem”, do Sudoeste.

Cada peça é mais que um item de vestuário, é um símbolo de cuidado, calor e solidariedade, feitos com dedicação e amor para proteger os recém-nascidos internados, especialmente nos dias mais frios. “Nós fazemos isso porque acreditamos no poder do afeto e da ajuda mútua”, explica Maria Elisabeth de Souza, uma das integrantes do grupo. “É um trabalho coletivo que une mulheres de todas as idades em prol do bem.”

Esta é a segunda vez que o grupo realiza essa ação no HRSM, hospital que faz parte do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A primeira doação aconteceu no inverno do ano passado, e agora, em mais um momento de baixa temperatura, o gesto se repete com ainda mais significado.

Para o chefe substituto da enfermagem pediátrica do hospital, Dartway Santhiago, o valor da iniciativa vai além do conforto físico. “Essas doações são um verdadeiro abraço simbólico para as mães que vivem dias difíceis ao lado dos seus filhos. Muitas vezes, elas precisam mais de um gesto de carinho do que de palavras”, ressalta.

Entre as beneficiadas, Lorena Nogueira Santana, mãe das gêmeas Antonella e Aurora, que estão internadas para ganhar peso, recebeu os kits com emoção. “Foi uma surpresa maravilhosa. Coloquei as touquinhas nas meninas no mesmo dia. Para uma mãe, ver o filho protegido é tudo”, compartilha.

Na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (Ucin), outra mãe, Gabriela dos Santos Ferreira, também foi tocada pelo gesto. As filhas prematuras Maria Helena e Maria Alice estão na fase de recuperação e receberam as peças com gratidão. “Cada detalhe mostra o amor e a dedicação que tiveram na confecção. Isso dá força para continuar lutando”, diz.

Para a superintendente do HRSM, Eliane Abreu, essa ação é um exemplo do que significa cuidar com humanidade. “Nosso papel é garantir que o tratamento seja completo, envolvendo corpo e alma. Essas doações aquecem mais do que os corpos dos bebês — aquecem corações”, destaca.

Em um cenário onde os pequenos desafios da vida são enfrentados diariamente, o trabalho das “Amigas para o Bem” reafirma que a solidariedade é a força que transforma histórias e gera esperança.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA