O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), realizou nesta sexta-feira, 1º, a cerimônia de abertura do Agosto Lilás. A programação iniciou com o acender das luzes lilás no estande da instituição, localizado no espaço institucional da Expoacre, em Rio Branco.
A ação marcou o início de uma série de atividades que serão intensificadas ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar, prevenir e combater a violência contra mulheres e meninas. A campanha Agosto Lilás visa mobilizar a sociedade e promover o fortalecimento da rede de apoio e proteção às vítimas, com base nos princípios da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos.

A programação do mês contará com rodas de conversa, formações intersetoriais, oficinas, atendimentos especializados, ações educativas, distribuição de materiais informativos e visitas técnicas a municípios do interior. As atividades buscam garantir o acesso à informação, estimular denúncias e reforçar o compromisso do Estado com os direitos das mulheres.

A vice-governadora, Mailza Assis, esteve presente no evento e celebrou esse momento que diz respeito à conscientização. “Essa é uma iniciativa, uma campanha tão especial e essencial no nosso Estado. Despertar na nossa população a importância de darmos as mãos e dizer não à violência contra as mulheres. A Secretaria da Mulher, desde que foi criada, desenvolve campanhas que aproximam as pessoas, para vencermos. É uma luta diária, nos lugares mais distantes, zona rural, urbana. Parabéns a toda equipe, a todos que estão envolvidos. Contem com o compromisso do governo do Acre. Vamos todos juntos”.

A secretária de Estado da Mulher, Márdhia El-Shawwa, destacou o papel estratégico da campanha. “O Agosto Lilás é um momento para reafirmar o compromisso do Estado com a vida das mulheres. É também uma oportunidade para ampliar a informação e envolver toda a sociedade no combate à violência de gênero, hoje aqui, estamos em um ato simbólico, que marca a abertura das ações que serão realizadas nos 22 municípios,” afirmou.

O espaço da Semulher na Expoacre funciona durante os nove dias da feira, com equipe técnica disponível para explicar sobre políticas públicas, serviços de acolhimento, programas institucionais e materiais educativos. O estande também conta com espaço interativo, instagramável e ações voltadas ao público feminino.

Uma das visitantes, Luciana Nascimento, relatou já conhecer o trabalho da Secretaria da Mulher por meio das redes sociais e destacou o interesse em participar da ação na Expoacre 50 anos. “Tudo muito lindo. Acompanho o trabalho da Semulher nas redes sociais e só tenho elogios. Estão sempre empenhados em levar informação para todas nós. Parabéns pelo espaço moderno e cheio de informação.”
The post Governo do Acre realiza abertura oficial do Agosto Lilás com acender das luzes durante a Expoacre 50 anos appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre