Celebrando o Agosto Dourado e a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), ofereceu nesta sexta-feira, 1º, no ambulatório do Hospital da Mulher e da Criança do Juruá (Maternidade), uma homenagem para as mães doadoras de leite e as que estão com seus filhos internados na unidade.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é realizada entre os dias 1º e 8 de agosto, e o Agosto Dourado se estende por todo o mês, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da amamentação e os benefícios para a saúde da mãe e do bebê, além de promover ambientes de apoio sustentáveis para as mães. O tema da campanha em 2025 é: “Priorize a Amamentação: Crie sistemas de apoio sustentáveis”, com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno, não apenas como um ato de cuidado individual entre mãe e bebê, mas como uma prática que exige o envolvimento e o compromisso coletivo da sociedade.

O Banco de Leite Humano da Maternidade, ao realizar a abertura das atividades de massificação da conscientização ao aleitamento materno, homenageia às mães lactantes e doadoras, dando-lhes o merecido respeito e reconhecimento por seus gestos de amor à seus filhos e aos bebês que são alcançados por suas doações.
Além de oferecer um café da manhã para essas verdadeiras heroínas, a ação também propiciou atividades educativas sobre a importância do aleitamento materno e o fortalecimento da rede de apoio, momentos de relaxamento e beleza, entrega de lembranças e certificado de solidariedade às mães doadoras de leite.

Verdadeiras heroínas
Num momento de espontaneidade e gratidão, a mãe e doadora Caroline Santos, fez uso da palavra e expressou com muita emoção os seus sentimentos, dando lugar à um choro cheio de gratidão, relatando seu aprendizado durante o tempo que amamenta e doa leite materno:
“Meu filho Nícolas já vai fazer um ano e, as pessoas dizem: tá bom de tirar a mama, não sustenta mais, deixa uma noite inteira sem ele mamar, que ele vai parar. Mas não vou deixar de amamentar, ele ama e é o meu momento com ele. O leite materno é o melhor pra nossos filhos, não deixem de amamentar e nem de doar”, finalizou.

Visivelmente animada em poder participar mais uma vez desses momentos, Yana Melo, expressou sua gratidão pelos trabalhos da equipe do Banco de Leite da Maternidade, destacando o papel fundamental que tiveram na sua conscientização ao aleitamento materno, bem como a doação de leite:
“Tive uma filha em 2023 e ela só foi amamentada uma vez, pois, devido a problemas cardíacos ela não resistiu. Quando me perguntaram se eu queria tomar remédio para secar meu leite eu decidi que iria doar e amamentar outros bebês e, esse processo de doar, foi o que fez sarar ainda mais a ferida da minha perda. Por isso, sou grata a toda equipe por esse suporte.”

Yana Melo ainda destaca o cuidado da equipe em todo esse processo: “Vejo esses profissionais tão dedicados, cuidando de cada detalhe para oferecer um bom serviço às mães. Agradeço a vocês que, constantemente vejo o trabalho aqui realizado, oferecendo carinho para nós, deixando sempre aquela vontade da gente ficar um pouquinho mais só conversando e ajudando umas às outras”, finalizou.
A coordenadora do Banco de Leite da unidade, a fonoaudióloga Márcia Soares de Paula destacou a importância das atividades no mês de agosto, fazendo menção da importância dessas ações em favor de uma causa tão nobre e especial:
“Hoje estamos dando o pontapé inicial com essa ação com as nossas doadoras e as mãezinhas dos bebês que estão internados aqui na maternidade. É uma forma de incentivar e de mostrar para a sociedade que temos uma rede, uma corrente do bem criada para ajudar esses bebês que estão internados e, com o leite de suas mães ou de doadoras, conseguimos salvar muitas vidas”, pontuou.

Ao receber uma homenagem da equipe do Banco de Leite, a gerente-geral da Maternidade Iglê Montes, elogiou os serviços prestados por esse setor que, além de cuidar da doação de leite maternal, trabalha também o lado humano de cada mãe que precisa de uma palavra ou gesto de acolhimento:
“O Banco de Leite é um setor especial, pulsando vida e alegria, trazendo alento para às mães que precisam desse apoio relacionado à amamentação e também à doação de leite materno. Vocês trabalham com amor, dedicando seus serviços em prol da vida dessas guerreiras e de seus bebês.”

A gerente ainda deixou uma mensagem final para as mães ali presentes: “Saiam daqui com uma missão: falem da amamentação e da doação de leite, ajudem nessa campanha de conscientização do aleitamento materno, vamos alcançar outras mães que entrem nessa causa tão rica e recompensadora que é doar pra salvar”, finalizou.
As ações irão continuar durante todo o mês de agosto em parceria com as secretarias municipais de Saúde de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, onde a equipe do Banco de Leite Humano irá participar das ações que serão desenvolvidas nas unidades básicas de saúde desses municípios parceiros.
Hospital da Mulher e da Criança é referência na coleta e distribuição de Leite Humano
Vale destacar que a Maternidade em Cruzeiro do Sul é referência quando se fala em doação, coleta e distribuição de leite materno. Esse serviço teve início no ano de 2012 e, em 2022, passou a integrar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Em mais de uma década oferecendo apoio às mães que amamentam e aquelas que doam, a equipe do Banco de Leite fortalece as ações e dignificam o sacrifício que as mães fazem em todo processo que envolve a amamentação.
Para efeitos quantitativos, a Maternidade do Juruá conta com 20 doadoras em Cruzeiro do Sul e mais 15 doadoras somadas entre os municípios vizinhos. Em 2024 foram coletados 362 litros de leite materno e, em 2025, até o momento, foram coletados 242 litros, evidenciando o quanto é importante que as mães que amamentam, e podem, fazerem esse ato de amor e doar um pouco de vida aos recém-nascidos que necessitam desse rico nutriente.
The post Hospital da Mulher e da Criança do Juruá celebra Agosto Dourado e Semana Mundial do Aleitamento Materno appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre