Instalações como a Vila Olímpica, Colina e Amadeu Teixeira foram alguns dos palcos da 46ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas

A Arena da Amazônia, praça esportiva administrada pelo Governo do Amazonas, foi palco, no sábado (26/07), do encerramento do 46º Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), competição organizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar. A cerimônia de encerramento foi marcada por partidas decisivas de futebol de campo, que também serviram como seletiva para os Jogos da Juventude 2025.
Durante a realização do JEAs, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), disponibilizou as principais estruturas esportivas estaduais para a realização das partidas e atividades. Entre os espaços utilizados estiveram a Arena da Amazônia, Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Vila Olímpica de Manaus, todos equipados para receber competições oficiais e que contribuem diretamente para o desenvolvimento do esporte de base no estado.
Ao todo, quatro equipes disputaram a fase final da modalidade. O primeiro confronto reuniu os times das escolas estaduais Benjamin Magalhães Brandão (CDE 4) e Engenheiro Arthur Soares Amorim (CDE 6). Em seguida, a Seleção CDE 03 enfrentou a Seleção CDE 01. As partidas movimentaram a arena e contaram com a presença de estudantes, professores, familiares e representantes das instituições de ensino envolvidas.


Os atletas amazonenses classificados nos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) agora se preparam para representar o estado nos Jogos da Juventude CAIXA 2025, que serão realizados entre os dias 10 e 25 de setembro, em Brasília (DF). A expectativa é que cerca de 4 mil jovens de todo o país participem das disputas, que contemplam 20 modalidades.
As modalidades dos Jogos da Juventude serão: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, vôlei e wrestling
Fonte: Agência Amazonas de Notícias