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Governo do Acre inicia articulação para implantação de escola técnica na reserva Chico Mendes

Uma escola técnica no meio da Reserva Extrativista Chico Mendes. Essa é a proposta que começou a ser desenhada nesta quarta-feira,16, durante reunião de alinhamento realizada na Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE). O objetivo é levar desenvolvimento, por meio da educação profissional, aos territórios mais distantes e de difícil acesso do Acre.

A ideia é aproveitar a estrutura já existente na região, como a Escola-polo União, localizada dentro da reserva, e iniciar a oferta de cursos técnicos voltados para a realidade da floresta. A formação deve contemplar desde técnicas sustentáveis de cultivo até aspectos sociais, culturais e econômicos da Amazônia.

Participaram do encontro o secretário de Educação e Cultura, Aberson Carvalho; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ronald Polanco; a ouvidora Fundiária e do Meio Ambiente, Eva Evangelista, representando o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC); a diretora de ensino do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), Mara Lima; o diretor administrativo do Instituto, Atnilson Santos; o prefeito de Xapuri, Maxsuel Maia; e equipes técnicas da SEE, Ieptec e demais órgãos envolvidos.

Governo e instituições discutem criação de escola técnica na reserva Chico Mendes. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para o titular da Educação, Aberson Carvalho, esse é o tipo de iniciativa que demonstra o compromisso com a educação como ferramenta de transformação. “Quando a gente leva ensino técnico para dentro da floresta, a gente não está só levando conhecimento. A gente está reconhecendo o valor de quem vive ali, está dizendo que aquele território importa, que o futuro também se constrói com quem sempre esteve cuidando da floresta”, destacou.

A proposta foi bem recebida pelos parceiros institucionais. Segundo o conselheiro Ronald Polanco, a iniciativa representa uma oportunidade de integrar o conhecimento tradicional com a ciência e a tecnologia.

“Estamos falando de uma escola florestal, da natureza, tecnológica, que respeita e potencializa a sociobiodiversidade. Cursos como esses podem transformar a realidade local”, afirmou.

O próximo passo será a elaboração conjunta das ementas e da proposta pedagógica, com escuta ativa das comunidades da reserva e apoio técnico da SEE e do Ieptec. A iniciativa conta ainda com o engajamento direto da Prefeitura de Xapuri e deve se consolidar como um marco na interiorização do ensino técnico no Acre.

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Fonte: Agência de Notícias do Acre

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