InícioAcreGovernador Gladson Camelí abre reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária e...

Governador Gladson Camelí abre reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária e defende justiça fiscal e desenvolvimento regional

O governador do Acre, Gladson Camelí, participou na manhã desta sexta-feira, 4, da abertura da 197ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), realizada no Maison Borges, em Rio Branco. O encontro é realizado a cada três meses em um estado da federação e é o principal fórum de deliberação sobre temas fiscais, financeiros e tributários do país. 

Evento reúne autoridades fazendárias de todo o país e coloca o Acre no centro das decisões fiscais e tributárias nacionais. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

A solenidade contou com a presença de secretários de Fazenda dos 26 estados e do Distrito Federal, além de suas respectivas equipes técnicas. O evento é presidido pelo Ministério da Fazenda e tem como objetivo a articulação entre as unidades federativas, criando um espaço de debate e deliberação dos principais temas fiscal e tributária do Brasil.

Durante a abertura, Camelí ressaltou a importância de se refletir sobre a política fiscal para além da técnica. “A arrecadação de impostos e sua correta aplicação em políticas públicas é essencial para reduzir desigualdades e promover justiça social. No entanto, é fundamental que todo esse processo seja guiado por equilíbrio e responsabilidade, para que as políticas fiscais cumpram o papel de gerar oportunidades, emprego, desenvolvimento e bem-estar para a nossa população”, destacou.

“Confio no compromisso dos gestores da área fazendária em encontrar consensos e fortalecer esse espírito de cooperação que marca encontros como este”, afirmou Gladson Camelí. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Cameli também reafirmou o compromisso do Acre em participar ativamente das decisões federativas. “Nosso compromisso é dar peso político às pautas fiscais, posicionando o estado com firmeza nas discussões, sempre com sensibilidade para que os benefícios cheguem a quem mais precisa. Defendemos uma reforma tributária justa, que enxergue os impostos como instrumentos de financiamento dos serviços públicos e promotores de equidade”, completou.

O anfitrião do evento e titular da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre (Sefaz), Amarísio Freitas, avaliou positivamente os debates e a projeção do estado no cenário nacional. “Adquirimos grandes conquistas. Colocamos o Acre na pauta nacional tributária e fiscal. Mais de 90% dos participantes não conheciam o nosso estado e agora vão levar nosso ponto de vista para outras esferas, defendendo também nossas pautas de sustentabilidade”, afirmou.

O secretário de Estado também compõe o cargo de titular no conselho fiscal do Confaz. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

A reunião contou ainda com a participação do secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, que destacou a importância do Acre no debate ambiental. “A pauta ambiental sempre está presente e o Acre representa esses desafios e conquistas. Durante minha estadia pude ver de perto a atuação realizada aqui. Garanto que a Receita Federal está ciente das necessidades e particularidades da localidade”, declarou.

Valorizando as particularidades do Acre, o secretário especial prezou por conhecer e entender as demandas da região. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O presidente do Comitê Nacional dos Secretários da Fazenda (Comsefaz), Flávio César Mendes, elogiou a organização do evento e os avanços do Estado: “Estamos impressionados com a receptividade e a eficiência da gestão, sobretudo no aspecto de equilíbrio fiscal. O Acre teve grandes avanços e aqui estamos cultivando uma rica troca de experiências de um estado que é modelo no desenvolvimento econômico em harmonia com a sustentabilidade”.

“Todos os debates aqui levantados enriqueceram os representantes dos demais estados e vamos levar na bagagem as melhores impressões do Acre”, ressaltou o presidente do Comsefaz. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Entre os principais temas em debate estão a regulamentação da Emenda Constitucional 132/2023, que trata da implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), com foco na criação do Comitê Gestor, normas de transição tributária, mecanismos de fiscalização e governança. As discussões buscam garantir uma implementação eficiente, harmoniosa e transparente do novo sistema tributário, promovendo maior cooperação entre os entes federados.










The post Governador Gladson Camelí abre reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária e defende justiça fiscal e desenvolvimento regional appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA