O estande ambiental integrado na Expoacre Juruá, uma união entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), oferece diversos serviços à população este ano. Um dos que mais chama atenção de crianças, jovens e adultos são as ações de educação ambiental. As atividades estão sendo realizadas durante a feira, realizada de terça-feira, 1º, a domingo, 6, em Cruzeiro do Sul.
“Trazer a educação ambiental para a Expoacre Juruá é uma estratégia fundamental para a gente alcançar diretamente o nosso público: os produtores rurais, empreendedores, estudantes e toda a comunidade que vive do e no campo. Aqui no estande, a gente consegue conversar de forma simples, olho no olho, tirando dúvidas, ouvindo as demandas e mostrando na prática que produzir com responsabilidade ambiental é possível e necessário”, disse o chefe da Divisão de Educação Ambiental do Imac, Francisco de Assis de Oliveira.

O espaço oferece ainda informações sobre a regularização ambiental com foco no fortalecimento das políticas ambientais no estado.
Caroline Sampaio mãe de Pedro Henrique, de 12 anos, aprovou o Estande de Meio Ambiente. “É muito bom, porque eles [as crianças] se interessam em ver, em replantar, em conhecer. Meu filho é uma criança atípica, mas está aqui e está gostando muito de participar, está aprendendo bastante com os técnicos aqui”, relatou.
A intensificação dos eventos climáticos extremos — como secas severas, enchentes, ondas de calor e deslizamentos — é uma realidade cada vez mais presente. Diante desse cenário, a educação ambiental se torna uma ferramenta fundamental para conscientizar, sensibilizar e preparar a sociedade para lidar com esses desafios.

A coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Esmilia Medeiros, ressaltou a importância do trabalho dos órgãos que fazem parte do Sistema Integrado de Meio Ambiente, como forma de difundir conhecimento por meio das ações de sensibilização.

“Trouxemos o Circuito Ambiental e o Agente Ambiental Mirim. Aqui no estande estamos atendendo a faixa etárias de 5 anos até o público adulto, com atividades diversas. A educação ambiental vai muito além, atuamos no sentido de sensibilizar a sociedade quanto às mudanças climáticas, recursos hídricos, resíduos sólidos. Estamos também trabalhando com a questão da bioeconomia, biodiversidade, pois a educação é transversal, perpassa todos os setores, todas as cadeias e, em conjunto, nós formamos um elo que conseguimos atender e fechar as brechas que existem, então, trabalhamos a temática desde a prevenção do desmatamento, queimadas, com atividades lúdicas voltadas para que as pessoas entendam a importância dessa temática”, explicou.
The post Estande do Meio Ambiente apresenta atividades interativas e educativas com foco na sustentabilidade durante a Expoacre Juruá appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Agência de Notícias do Acre