Sábado, 12 de Julho de 2025
Sábado, 12 de Julho de 2025
InícioGOIÁSGoiás alerta para focos domésticos da dengue

Goiás alerta para focos domésticos da dengue

Goiás alerta para focos domésticos da dengue durante a seca
Na seca, os criadouros predominam em ambientes domésticos, como vasos sanitários inutilizados, vasilhas de água de animais, calhas entupidas e piscinas (Foto: Iron Braz)

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES), alerta a população para redobrar os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti durante o período de estiagem. Com a ausência de chuvas, os focos de proliferação do vetor passam a se concentrar principalmente dentro das casas, em reservatórios e objetos que acumulam água.

Durante o período chuvoso, o foco das ações de prevenção costuma estar em lotes baldios, quintais e no descarte irregular de lixo. Já na seca, os criadouros predominam em ambientes domésticos, como vasos sanitários inutilizados, vasilhas de água de animais, calhas entupidas, caixas-d’água destampadas, piscinas e recipientes esquecidos em áreas externas.

Um dos maiores riscos está na resistência dos ovos do mosquito, que podem sobreviver por até 365 dias sem contato com a água, aguardando apenas o primeiro sinal de chuva para eclodirem. Por isso, manter a limpeza e a vedação de reservatórios é fundamental durante todo o ano.

A SES orienta que a população retire do quintal objetos que possam acumular água, como latas, garrafas, pneus, brinquedos e potes. Também é essencial preencher os pratos de vasos de plantas com areia até a borda, manter as calhas limpas e as caixas-d’água sempre tampadas. O objetivo é eliminar os possíveis criadouros e interromper o ciclo de reprodução do Aedes aegypti.

Atualmente, Goiás registra 111.682 casos notificados e 63.866 casos confirmados de dengue, uma redução de 71% em relação ao mesmo período do ano passado. Em relação aos óbitos, 45 foram confirmados e 66 seguem em investigação.

Vacinação

A vacinação contra a dengue está disponível no estado para a faixa etária de 6 a 16 anos. Até o momento, foram aplicadas 502.157 doses, sendo 356.830 de 1ª dose e 145.327 de 2ª dose. No entanto, 140 mil crianças e adolescentes (45,95%) ainda não retornaram para tomar a segunda dose e estão com o esquema vacinal incompleto.

Além disso, em abril do ano passado, o Estado ampliou temporariamente a vacinação para a faixa de 4 a 59 anos, em virtude da proximidade do vencimento de um lote de vacinas, com validade até 30 de abril. Ao todo, foram aplicadas 554.630 doses nesse público, sendo 389.812 de 1ª dose e 164.818 de 2ª dose. No entanto, 172.620 pessoas (51,15%) ainda não retornaram para completar o esquema vacinal.

Secretaria da Saúde – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA