Educação promove reunião para fortalecer segurança escolar e articular ações entre instituições de proteção em Porto Acre

0
11

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) promoveu, nesta sexta-feira, 16, um encontro com representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, com foco na promoção da segurança escolar. A reunião, realizada no Núcleo de Educação de Porto Acre, reuniu instituições como o Ministério Público (MPAC), a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Especializado (Creas), o Conselho Tutelar e a Polícia Militar (PMAC).

Diversas instituições participaram das discussões. Foto: Jorge Feitosa/SEE

O encontro integra uma série de ações que vêm sendo realizadas em diversos municípios do Estado, como Epitaciolândia, Brasileia, Sena Madureira e Xapuri. Segundo o secretário adjunto de Administração da SEE, Reginaldo Prates, o objetivo principal dessas reuniões é alinhar e fortalecer a rede de proteção, promovendo um diálogo entre os órgãos envolvidos e avaliando a infraestrutura de cada instituição.

“A rede de proteção precisa estar sincronizada. Esses encontros são importantes para organizarmos o fluxo de atendimento às situações de violência dentro do ambiente escolar. Ao final desse processo, teremos protocolos e fluxogramas de atendimento mais claros para as vítimas”, afirmou.

Chefe do Departamento de Segurança Escolar da SEE, Mila Almeida. Foto: Jorge Feitosa/SEE

A chefe do Departamento de Segurança Escolar da SEE, Mila Almeida, destacou a importância do evento para a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Ela também apresentou os principais projetos em andamento voltados para a segurança e prevenção de conflitos nas escolas, como o programa “Justiça Restaurativa”, em parceria com o Tribunal de Justiça, que capacita educadores para atuarem como facilitadores de conflitos no ambiente escolar.

Outros projetos também foram destacados, como o “Defensores do Futuro”, realizado com a Defensoria Pública do Estado e que trabalha com temáticas como educação emocional, direitos e empreendedorismo, além do “MPT Vai à Escola”, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, que aborda o combate ao trabalho infantil e a profissionalização de adolescentes.

Encontro integra uma série de ações que vêm sendo realizadas em diversos municípios do Estado. Foto: Jorge Feitosa/SEE

“Esses projetos representam a intervenção primária que estamos promovendo nas escolas, com o intuito de prevenir situações de violência e promover a convivência escolar saudável”, explicou Mila Almeida.

A gestora da Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto, Marilene Freire, ressaltou a relevância do encontro para os gestores escolares, que muitas vezes não sabem a quem recorrer diante de situações complexas vividas por alunos dentro e fora do ambiente escolar.

“A escola tem o papel pedagógico, mas não tem a competência técnica para lidar com questões psicológicas ou sociais profundas. Com essa rede bem estruturada, saberemos exatamente para onde encaminhar nossos alunos e como garantir que recebam o apoio necessário. A escola precisa ser o lugar mais seguro na vida dessas crianças”, disse.

“A escola também é um lugar de acolhimento”, disse a gestora Marilene Freire. Foto: Jorge Feitosa/SEE

Ela enfatizou ainda que, ao fortalecer o vínculo com os órgãos da rede de proteção, a escola poderá intervir com mais eficácia em casos de violência, promovendo uma convivência mais harmoniosa dentro das salas de aula.

“Muitas vezes os alunos trazem para a escola a violência vivida em casa. Nosso papel é mostrar a eles que aqui é um espaço diferente, um lugar de acolhimento, de desenvolvimento. Talvez não possamos mudar suas famílias, mas podemos oferecer uma nova perspectiva de vida”, concluiu.

The post Educação promove reunião para fortalecer segurança escolar e articular ações entre instituições de proteção em Porto Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Agência de Notícias do Acre